Onde morava Teófilo?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

"A casa de Rodolfo Teófilo, necessariamente, passa pela história de Maracanaú", conta Paulo Victor Damasceno. "Antes, na verdade, o local já se chamou distrito Rodolfo Teófilo, quando pertencia a Fortaleza. Depois, quando foi anexado a Maracanaú, hoje se chama Pajuçara", relembrou.

Patrístico do período pré-nissênico originário da Antioquia, considerado o último apologista de renome do Século II e o único, dentre eles, elevado ao episcopado, pois segundo Eusébiode Cesaréia (263-340) era conhecido como o sexto bispo da Igreja de Antioquia, depois dos apóstolos.

Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Resumo. Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada, 24 de fevereiro de 1843 – Lisboa, 28 de janeiro de 1924), político, escritor, jornalista e ensaísta português, defende na obra A Pátria Portuguesa.

Isso se refere a ter a companhia constante do Espírito Santo, algo de que os apóstolos não precisaram enquanto o Senhor esteve fisicamente com eles.

De acordo com a narrativa bíblica, durante o Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo. Esse evento marcou o início da missão dos discípulos de espalhar a mensagem de Jesus pelo mundo.

Teófilo: Significa “amigo de um deus”, “amigo de Deus”. Tem origem no grego Theophilos, composto pela junção das palavras théos, que significa “deus” e phílos, que quer dizer “amigo”. É o inverso do nome Filoteu, formado por phílos + théos.

Lucas

Lucas escreveu o livro de Atos para um homem chamado Teófilo (ver Atos 1:1).

Apóstolo Paulo

O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).

Existem várias versões sobre a morte de São Lucas: de acordo com algumas ele foi martirizado em Patras e, segundo outros, em Roma, ou ainda em Tebas. A tradição diz que ele morreu como mártir pendurado em uma árvore na Acaia, no ano 84.

Lucas Evangelista

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.

E, no Velho Testamento, o Filho do Homem é que é o julgador no juízo final, e é o senhor dos exércitos, que não deve também ser confundido com Deus Pai: "Mas o senhor dos exércitos é exaltado em seu juízo; e Deus, o santo, é santificado em sua justiça" (Isaías 5:16).

A cidade de Teófilo Otoni está situada ao nordeste do estado de Minas Gerais e nasceu em função de um sonho do político mineiro Teófilo Benedito Ottoni, que pretendia construir na região a produção e a comercialização do café.

Lucas foi muito útil na obra do Senhor
Em várias ocasiões no livro de Atos, Lucas se coloca como uma testemunha ocular dos acontecimentos ali narrados. Ele destaca sua participação especialmente como um companheiro muito próximo do apóstolo Paulo (Atos 16:10-17; 20:5; 21; 27; 28).