Por que os Hebreus 11 é considerado como a galeria dos heróis da fé?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O Que é a Galeria dos Heróis da Fé? Os heróis da fé na Bíblia são todos aqueles que demonstraram ter fé genuína em Deus e em suas promessas. O escritor da Epístola aos Hebreus, no capítulo 11, destaca diretamente e indiretamente algumas dessas pessoas ao fazer uma exposição acerca da verdadeira fé.

A galeria dos heróis da fé conforme descrito em Hebreus 11, fala sobre importantes exemplos de fé do antigo testamento. O escritor de Hebreus mencionou os nomes de alguns heróis da bíblia e outros de forma generalizada. Faz parte dessa galeria tanto homens e quanto mulheres usadas de forma sobrenatural por Deus.

Em Hebreus 11, o autor aos Hebreus escreve aquilo que hoje é chamada de a galeria dos heróis da fé. Ele começa apresentando o conceito de fé e falando sobre a sua importância.

Para Gary, um herói bíblico é “uma pessoa que está disposta a viver para Deus ainda que os céus caiam”. Em outras palavras, ele está “disposto a permanecer fiel ao Senhor” mesmo quando as coisas se voltam contra ele.

Saiba mais sobre nós. Pela fé entendemos a palavra e a obra de Deus — A fé que tinham os antigos estava centralizada em Cristo — Pela fé, os homens subjugaram reinos, praticaram a retidão e realizaram milagres. 1 Ora, a afé é o firme bfundamento das coisas que se cesperam, e a prova das coisas que não se veem.

Hebreus 11:1—A Definição da Fé, Segundo Paulo
Quem busca a Deus incansavelmente não O vê, mas sabe por intermédio da fé que Ele existe. Isso é mais do que esperança; e, pela fé, transforma-se em convicção, na “prova das coisas que se não vêem”.

Heróis como: Lutero, Finney, Wesley e Moody, dentre outros que resolveram viver uma vida de plenitude do evangelho.

A obra de Orlando Boyer, o livro Heróis da Fé, é um dos maiores clássicos da literatura evangélica. Homens extraordinários que incendiaram o mundo. A cada capítulo uma história diferente, uma nova biografia. No livro Heróis da Fé você encontrará as verdadeiras histórias de alguns dos maiores vultos da Igreja de Cristo.

Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos.

A declaração “sem fé é impossível agradar a Deus” significa que ninguém pode se aproximar de Deus e ter comunhão com Ele se não for através da fé genuína. Na verdade, sem essa fé uma pessoa nem mesmo é capaz de ter a certeza de que Deus existe e se relaciona pessoalmente com o homem.

Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que as coisas que se veem não foram feitas de algo visível. Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar?

Em vez de ser estritamente uma carta, Hebreus é mais um longo sermão que cita repetidamente as escrituras e práticas israelitas. É o sermão mais longo na escritura sobre por que e como Jesus Cristo é superior a todas as coisas. Hebreus ensina que Jesus Cristo é maior porque Ele deu a lei.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

A palavra “fé” na Bíblia
No Antigo Testamento, o termo “fé” aparece apenas duas vezes (Deuteronômio 32:20; Habacuque 2:4). Mas se a palavra “fé” não é utilizada com frequência, expressões como “crer”, “confiar” e “esperar” transmitem o conceito de fé do começo ao fim do Antigo Testamento.

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus.