Qual era o nome da capital do Espírito Santo antes de ser Vitória?

Perguntado por: isales . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Após criar o primeiro núcleo populacional da capitania (denominada Vila do Espírito Santo), o donatário português Vasco Fernandes Coutinho fundou o município de Vila Velha, que logo se tornou capital e sede do governo por quatorze anos.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

23 de maio de 1535

Em 23 de maio de 1535, dia que marca a chegada dos portugueses, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, posteriormente nomeada Vila Velha. Após disputas pelas terras com os índios goitacazes em 1551 e a vitória atribuída aos portugueses, o local foi renomeado Vitória, hoje capital do estado.

Foi fundada em 23 de maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.

Vitória

Vila Velha

A história do Espírito Santo começou em Vila Velha, a cidade mais antiga do Estado, que se destaca pelas belezas dos seus 32 km de praia. Fundada em 1535, por Vasco Fernandes Coutinho, quando ainda era uma capitania, hoje o município tem nas atividades portuárias sua principal base econômica.

Em 8 de setembro de 1551, os lusos venceram a batalha contra os índios Goitacases e fundaram a Vila Nova do Espírito, que passaria a ser chamada de Vitória em homenagem ao triunfo sobre os indígenas. A data da fundação faz de Vitória, com 461 anos, a terceira capital mais antiga entre os Estados.

1551

A cidade de Vitória foi fundada pelos colonizadores portugueses em 1551, com o nome de Vila Nova do Espírito Santo. O município de Vitória, capital do Espírito Santo, está situado na Região Sudeste do Brasil.

Vasco Coutinho

A produção e exportação desse produto se transformaram na principal atividade econômica da capitania. Apesar do donatário não perder tempo na ocupação das terras, não foi Vasco Coutinho o fundador de Vitória, e sim um dos companheiros dele, Duarte de Lemos.

Em 1551, os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios goitacazes e passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. A emancipação política do município ocorreu em 1823. A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado.

Inicialmente, a região era habitada por diversas tribos indígenas, todas pertencentes ao tronco Tupi; as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antropofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes.

São Vicente

Saiba mais da cidade mais antiga do Brasil: São Vicente, em São Paulo. O nome da cidade mais antiga do Brasil foi dado pelo navegador português Gaspar Lemos, em 1502. À época, ele passou pelas terras homenageando o santo católico São Vicente Mártir e batizando o local com esse nome.

472 anos

Aniversário de Vitória: capital do Espírito Santo completa 472 anos. A cidade de Vitória completa 472 anos neste dia 8 de setembro. São mais de quatro séculos de história com muitos momentos importantes para a construção do Brasil.