Qual é o segredo da pipoca do pipoqueiro?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Misture todos os ingredientes, coloque na pipoqueira e leve ao fogo baixo até estourar. Tome cuidado para colocar exatamente 1/2 xícara de água não deixe passar. O segredo da pipoca é o corante vermelho para dar a cor, o leite de coco dá aquele aroma e sabor que só pipoca comprada tem e a água dá brilho.

Pode parecer maluquice, mas a melhor maneira de garantir que todos os milhos — ou quase todos — irão estourar é hidratando-os antes de usar. Faça o seguinte: deixe os grãos de molho em água em temperatura ambiente por 15 minutos. Escorra e seque bem com um papel-toalha. Agora é só fazer sua pipoca como de costume!

Deixe de molho
Em um recipiente, coloque o milho e despeje uma quantidade suficiente de água para deixá-los de molho por 10 minutos. "E por que isso, TudoGostoso?" Porque o milho só estoura se elas estiverem bem hidratados. Dessa forma, você garante que todos os milhos estourem uniformemente!

Recuperando os piruás

  1. Encher um terço de uma jarra de pipoca com piruás.
  2. Adicionar uma colher de sopa de água.
  3. Tampe a jarra e dê uma boa sacudida até que o milho absorva toda a umidade.
  4. Guarde a jarra em um local fresco e abrigado do sol.

Obs.: O vinagre faz com que a pipoca não grude nos dentes e não fica o gosto.

Nem todo milho vira pipoca porque alguns grãos podem ter furos ou rachaduras. Isso faz com que o vapor de água fuja e, assim, a casca não exploda, formando o que chamamos de piruá (o milho que não estoura).

Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de fissuras na casca que permitem a saída do vapor ou por conta de uma quantidade insuficiente de água no interior do grão. Os milhos que não se transformam em pipoca recebem o nome de piruá.

Uma forma de variar a pipoca tradicional é abusando dos temperos. É possível utilizar diferentes ingredientes que vão adicionar sabor, sem prejudicar a saúde. Salgada: Ao servir, salpique por cima com um mix de ervas desidratadas, como orégano, tomilho, alecrim e salsinha.

O ideal é não utilizar nem o óleo e nem a manteiga. Você pode fazer a pipoca apenas com o milho na panela. Mas quem optar por utilizar o óleo, dê preferência pelos óleos vegetais, como: óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, óleo de coco, óleo de milho e outros.

Sempre estoure a pipoca em fogo baixo. O milho demora mais para estourar, mas o óleo queima com facilidade.

Quando saber a hora de tirar a pipoca do fogo? A pipoca deve começar a estourar logo e de repente. Assim que começar, sacuda delicadamente a panela para a frente e para trás em cima da chama. Procure manter a tampa ligeiramente entreaberta, deixando sair o vapor (a pipoca vai ficar mais seca e crocante).

Para 1 xícara de milho, costumo usar umas 4 colheres de sopa de óleo. Em fogo alto, ela estoura em pouco mais de 2 minutos.

Bata, adicione sobre a pipoca já estourada e acrescente, na finalização, queijo parmesão ralado e sal a gosto. Uma dica para esta receita é utilizar o sal grosso, que dará um toque ainda mais saboroso!

*Importante: O bicarbonato tem a função de aerar o caramelo e ele fará com que as pipocas fiquem crocantes. Não deixe de colocar esse ingrediente. Etapa 5 – Despeje esse caramelo sobre as pipocas reservadas na tigela.

Passo a passo

  1. Dispor 1 colher de chá de raspas de limão, sal grosso e pimenta do reino em um pilão. Macerar até obter um sal fino e verdinho.
  2. Dispor sobre a pipoca, juntar o restante das raspas de limão e servir.