Qual é o palmito mais gostoso?

Perguntado por: rrezende8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

juçara

Entre as variedades, o palmito juçara é o mais carnudo. Ele necessita de um bom tempo para amadurecer — cerca de 8 anos! Além disso, o seu sabor é mais marcante. Trata-se de uma palmeira natural da Mata Atlântica e, como dito, que demora anos para se desenvolver — correndo o risco de entrar em extinção.

Segundo a Inaceres, a palmito da juçara é o mais consumido no Brasil, seguido pelo palmito do açaí e pelo palmito pupunha.

palmito pupunha

O palmito pupunha é o mais encontrado nos supermercados e é conhecido por boa parte da população. A pupunheira demora dois anos para crescer e, assim, a sua produção é mais constante, o que é uma opção ecologicamente favorável, se comparada ao açaí e ao juçara.

Palmito pupunha: tem um sabor suave, é maior e mais macio em comparação às demais variedades.

O verdadeiro palmito macio tem peso e deve estar apoiado ao fundo do vidro. Se ele estiver boiando, isso quer dizer que ele está sendo mal oxigenado, o que faz com que ele endureça. Opte também por palmitos cuja água seja transparente. Águas amareladas podem ser um sinal de contaminação do palmito.

O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada.

O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.

Palmito pupunha: Apresenta sabor suave, possui um tamanho maior e é mais macio se comparado aos outros. Palmito juçara: Nativo da Mata Atlântica, geralmente é mais vistoso e carnudo que os demais palmitos. Sua forma de extração é agressiva e já levou a palmeira a correr risco de extinção.

Os três são supersaborosos, mas se a gente quiser cuidar do meio ambiente, é preciso dar preferência ao palmito pupunha. Ele tem sabor suave, adocicado – é o mais adocicado de todos – e o maior deles também, assim como o mais macio.

Se o palmito for mais denso do que o líquido, ele afundará. Se sua densidade for igual ou menor, ele boiará.

Prefira o palmito fresco, in natura. Caso não encontre, prefira os em embalagens de vidro. Não compre se a tampa estiver estufada ou amassada e adquira apenas produtos que apresentem registro no Ministério da Saúde e IBAMA na embalagem, que indica que o produto é ecológico e provém de uma plantação planejada.

é devido a alta demanda. e a dificuldade de se conseguir permissão do. Ibama para o plantio. A preservação dessa árvore está.

Palmito pupunha: apresenta sabor suave, possui um tamanho maior e é mais macio se comparado aos outros. Palmito juçara: nativo da Mata Atlântica, geralmente é mais vistoso e carnudo que os demais palmitos. Sua forma de extração é agressiva e já levou a palmeira a correr risco de extinção.

Palmito açaí
É bastante comum no mercado brasileiro, sendo uma boa opção para ser utilizado em pizzas.

O palmito duro pode não flutuar e, por isso, ser capaz de permanecer no fundo do vidro. Basta que esteja mais denso do que o líquido que o envolve. Contudo, é possível sim flagrar um palmito duro antes da compra. Basta aprender a identificar o fenômeno que explica a sua dureza: o excesso de fibras .