O que a psicomotricidade pode prevenir?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.

Além de auxiliar a criança no estabelecimento do esquema corporal, a psicomotricidade contribui para o fortalecimento dos tônus, para a aquisição da noção de lateralidade, ritmo, postura enquanto previne problemas de aprendizagem e faz com que a criança tenha um desenvolvimento mais adequado.

A psicomotricidade possibilita a criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, ideologias, além do trabalho corporal realizado pela Psicomotricidade que auxilia nos processos de aprendizagem. Ela procura superar os obstáculos e prevenir possíveis inadaptações dos alunos.

QUESTÃO 2 Para que o psicomotricista possa evitar ou minimizar atuações desnecessárias e inadequadas, comprometendo o seu trabalho de ajuda, torna-se imprescindível uma abordagem a ) que articule o conhecimento teórico ao pessoal.

Na educação infantil, a psicomotricidade proporciona à criança a possibilidade de experimentar seu corpo, vivenciar ludicamente suas emoções e desenvolver-se psicomotoramente de maneira equilibrada, tendo como principal objetivo oferecer a cada aluno a oportunidade de experimentar a alegria do movimento e desenvolver ...

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE
A abordagem da Psicomotricidade permite que seja entendido a forma de como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de se expressar através do mesmo, localizando–se no tempo e espaço. O movimento humano é construindo em função de um objetivo.

As funções psicomotoras. A psicomotricidade integra aspectos afetivos, cognitivos e motores da criança, estimulando o desenvolvimento das funções psicomotoras. São elas: esquema corporal; coordenação motora global; coordenação motora fina; organização temporal, organização espacial e lateralidade.

Todas as atividades que promovem uma interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso são consideradas atividades psicomotoras. Indicadas principalmente para crianças e adolescentes, sua prática contribui para o desenvolvimento saudável dos pequenos nas esferas cognitiva, afetiva e motora.

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Portanto, o desenvolvimento psicomotor envolve atividades para o corpo como um todo. Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.

A motricidade auxilia no desenvolvimento da criança, pois possibilita concretizar seu desempenho durante as aulas, construir a capacidade de fazer suas tarefas de forma mais fácil e prática, auxiliando, ainda, no melhoramento da letra, na utilização do espaço do caderno, entre outras possibilidades, assim podendo ...

DESENVOLVIMENTO PLENO DE TODAS AS CRIANÇAS
Na busca de desenvolver de forma plena os indivíduos, é que a psicomotricidade vem tomando espaço na educação para proporcionar a interação das crianças com o meio e possibilitar suas expressões corporais e aprendizagem.

A psicomotricidade irá permitir à criança a percepção do corpo mediante o desenvolvimento da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal, ritmo, tônus muscular, coordenação óculo manual, imagem corporal, conceito corporal, percepção visual e percepção ...

A Educação Psicomotora se coloca no sentido de uma educação que não se restringe apenas ao saber escolar ou então, ao aperfeiçoamento específico da motricidade, porém, dirige-se à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação.