Como é feita a avaliação psicomotora?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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O observador deverá prepará-la com uma ou duas experiências (por exemplo: nariz e boca) e, em seguida, sugerir que ela nomeie os vários pontos do corpo em que foi tocada tatilmente. As tarefas que constituem a prova são de localização intracorporal para crianças em idade pré-primária (4 e 5 anos).

Nesse sentido, é preciso observar se a criança faz uso de algum aparelho que dê suporte a ela. Ainda no contexto comportamental, os profissionais devem verificar se o pequeno possui tiques ou manias; e observar quando esses gestos se tornam mais acentuados.

Antes de se alfabetizar, a criança precisa viver experiências corporais, sentir texturas, ver cores, se orientar no tempo e no espaço. Dessa forma, a avaliação psicomotora ajuda a identificar deficiências nesses pontos, a partir da consciência do próprio corpo, o esquema corporal.

O especialista em psicomotricidade é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na sua relação com o ambiente e os processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões afetivas, cognitivas e motoras.

Todas as atividades que promovem uma interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso são consideradas atividades psicomotoras. Indicadas principalmente para crianças e adolescentes, sua prática contribui para o desenvolvimento saudável dos pequenos nas esferas cognitiva, afetiva e motora.

Portanto, o desenvolvimento psicomotor envolve atividades para o corpo como um todo. Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Para tanto, a prática psicomotora possui três objetivos fundamentais considerados por Valdés Arriagada e Rodríguez Torres como indispensáveis na educação. São eles: ( ) Memória – afetividade - desenvolvimento da operatividade. ( ) Inteligência – memória – afetividade. ( ) Inteligência – criatividade – afetividade.

É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.

As crianças que têm problema com a noção do corpo podem apresentar alguns sintomas como: insuficiência de percepção ou de controle do corpo, incapacidade respiratória, dificuldade de equilíbrio e coordenação, dificuldade de locomoção no espaço, apresenta certa lentidão nos movimentos, dificuldade visomotora e também ...

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.

O educador auxilia, portanto, nas dificuldades existentes no aluno influenciado pelo seu meio sócio, econômico, cultural ou familiar através da forma lúdica da corporeidade favorecendo o desenvolvimento da psicomotricidade.

“ uma ciência aplicada, cujo objetivo de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão ou sistema”.

A avaliação do desenvolvimento motor é um aspecto importante de qualquer programa de educação física, pois oferece aos professores a oportunidade de medirem a capacidade e o progresso de seus alunos e também a sua eficiência no processo ensino aprendizagem.

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.