Como age um protagonista?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Um protagonista assume a liderança da sua história, ele sabe aonde quer chegar e estabelece metas. Importante frisar que devemos, sempre, tornar as metas tangíveis, de preferência no formato SMART.

O protagonista geralmente é o personagem principal de uma história, é aquela pessoa que se destaca, é inquieta, proativa e toma atitudes para mudar as coisas. Uma pessoa protagonista no mercado de trabalho não é tão diferente dos filmes, a ideia é a mesma.

Ser protagonista é exercer um papel de destaque e se fazer presente como responsável pelos principais feitos da organização/setor/relacionamentos. É ter um papel importante e significativo nos grupos onde atua.

De maneira geral, as características mais marcantes para quem se considera o protagonista da sua carreira é um senso incomum de assumir responsabilidades, autoconfiança, liderança, persistência e decisões. Esses são traços da sua própria personalidade.

Um dos principais exemplos de ações protagonistas no trabalho é ter iniciativa e ser proativo junto à equipe e aos colaboradores. Ao identificar problemas e buscar soluções de maneira independente, o profissional será capaz de ter o controle da situação, tornando-se um protagonista entre os outros membros do time.

Os personagens, por exemplo, vivenciam a história, dando-lhe vida e atraindo o interesse do leitor. Podem ser um animal, uma pessoa ou um objeto, desde que apresentem características humanas, ou seja, desde que sejam personificados. Além disso, eles podem ter nomes ou não, com qualquer tipo de personalidade.

O protagonista e antagonista são dois tipos fundamentais de personagens que desempenham papéis cruciais na construção de tramas envolventes, com o primeiro representando o personagem central da história e o segundo, o oponente que desafia o protagonista e impulsiona o conflito.

Quais os benefícios o papel de protagonista traz
O protagonismo faz com que você tome decisões de maneira assertiva e alinhadas com o que pretende ser na carreira, conduzindo suas ações em vez de ser conduzido.

Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

6 passos para estimular o protagonismo dos alunos

  • Não dê respostas prontas.
  • Valorize a experimentação. ...
  • Crie um ambiente que acolha o erro.
  • Permita o protagonismo dos alunos na criação das aulas.
  • Incentive o debate. ...
  • Possibilite a tomada de decisões.

O Jovem Protagonista deve, através de sua autonomia, encarar seus desafios internos, desenvolvendo resiliência para lidar com os problemas do cotidiano que muitas vezes saem da esfera pessoal e precisam ser resolvidos de forma colaborativa com seus pares, ou mesmo, com os adultos do entorno.

Enquanto o protagonista experimenta a história, o Personagem Principal vê e conta a história. Se em Um Estudo em Vermelho temos como protagonista Sherlock Holmes, mas como narrador temos Watson, em Tropa de Elite, por exemplo, o protagonista é Matias, enquanto o ponto de vista narrativo é dado pelo Capitão Nascimento.

o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo) o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão)