Quais as habilidades do protagonismo?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Organizar, sistematizar e disseminar informações de interesse coletivo; compartilhar conhecimentos; expressar-se de maneira clara, oralmente e por escrito; trabalhar em equipe, convivendo com a diversidade de ideias; aprender a autoavaliar-se identificando aprendizagens adquiridas.

O aluno protagonista é o estudante que reconhece que seu sucesso e seu aprendizado dependem apenas de si mesmo. Portanto, ele tem autonomia, comprometimento e curiosidade para construir o seu conhecimento. A partir disso, ele passa a ser capaz de expor e debater ideias, melhorando suas habilidades socioemocionais.

Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos. Contribui para o desenho do projeto de vida e na preparação do estudante para o futuro.

A BNCC define competências que as crianças devem desenvolver em cada fase da educação. Em vigor desde 2018, a Base propõe que as crianças sejam protagonistas de seus próprios aprendizados, tendo cada vez, mais voz e participação nos processos de aprendizagem.

6 passos para estimular o protagonismo dos alunos

  • Não dê respostas prontas.
  • Valorize a experimentação. ...
  • Crie um ambiente que acolha o erro.
  • Permita o protagonismo dos alunos na criação das aulas.
  • Incentive o debate. ...
  • Possibilite a tomada de decisões.

Significado de Protagonismo
substantivo masculino Qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação, acontecimento, exercendo o papel mais importante dentre os demais: protagonismo juvenil. Característica do personagem principal, mais importante: protagonismo literário, artístico, televisivo, cinematográfico.

Respeitar a diversidade de ideias e as diferentes visões sobre um mesmo tema; aprender a observar o que está à sua volta; expressar-se de maneira clara, oralmente e por escrito; aprender a autoavaliar-se identificando aprendizagens adquiridas.

O Jovem Protagonista deve, através de sua autonomia, encarar seus desafios internos, desenvolvendo resiliência para lidar com os problemas do cotidiano que muitas vezes saem da esfera pessoal e precisam ser resolvidos de forma colaborativa com seus pares, ou mesmo, com os adultos do entorno.

O protagonismo faz com que o estudante seja mais ativo e participativo em sala de aula, sendo o responsável pelo seu conhecimento, para que assim desenvolva habilidades e competências necessárias para a sua evolução.

Aqui estão as etapas seguintes para um bom planejamento: ·Definir o objetivo do Clube; ·Estabelecer as metas a serem alcançadas; ·Definir as estratégias; ·Definir os responsáveis em cada etapa; ·Determinar prazos; ·Definir que materiais serão necessários e os valores para isso.

O protagonismo do aluno e nossa prática pedagógica
Transpondo para a nossa prática educativa, protagonismo é permitir que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, ou seja participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar.

O que são competências? Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.