O que é ser um protagonista social?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Assim, protagonismo social significa se colocar como o agente principal da própria trajetória, fazendo escolhas que ajudem a chegar onde se quer. Porém, diferente do que pode parecer, essa atitude está longe de ser individualista, centrada somente nos próprios interesses.

O protagonismo social é a capacidade de atuação de indivíduos ou grupos, decorrente do autoconhecimento, de competências técnicas e habilidades sociais, que são capazes de promover mudanças decisivas na vida pessoal e na realidade dos territórios onde estão inseridos.

5 Dicas importantes para quem quer ser protagonista da sua vida

  1. Só depende de você, faça!
  2. Entenda o seu medo e vá com medo mesmo!
  3. Compreenda e compartilhe seus valores.
  4. Foco, aprenda a abrir mão de algumas coisas.
  5. Corrigir a rota.

O protagonismo é a habilidade de assumir o papel principal ou a liderança em uma situação e agir de forma proativa para alcançar um objetivo. É a capacidade de tomar iniciativa, ser criativo e ter uma visão clara do que se deseja alcançar. Ser proativo e agir de forma decisiva quando necessário.

O protagonista geralmente é o personagem principal de uma história, é aquela pessoa que se destaca, é inquieta, proativa e toma atitudes para mudar as coisas. Uma pessoa protagonista no mercado de trabalho não é tão diferente dos filmes, a ideia é a mesma.

Ciclo do Protagonismo

  • Atitude: É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. ...
  • Proatividade: É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. ...
  • Paixão: É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. ...
  • Significado: ...
  • Reflexão:

Quem quer ser protagonista e fomentar a transformação, deve investir em uma visão explicável de futuro, ou seja, é preciso que haja uma organização sistêmica das ações. Pense sempre que todas as suas atividades devem possuir uma motivação maior, de modo que seja possível deixar um legado positivo por onde você passar.

O Jovem Protagonista deve, através de sua autonomia, encarar seus desafios internos, desenvolvendo resiliência para lidar com os problemas do cotidiano que muitas vezes saem da esfera pessoal e precisam ser resolvidos de forma colaborativa com seus pares, ou mesmo, com os adultos do entorno.

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

De maneira geral, as características mais marcantes para quem se considera o protagonista da sua carreira é um senso incomum de assumir responsabilidades, autoconfiança, liderança, persistência e decisões. Esses são traços da sua própria personalidade.

Ser o centro da sua própria história beneficia você e as pessoas ao seu redor, pois você estará melhor. E isso vai desde melhorar o bem-estar até tomar decisões estratégicas que fazem bem para a sua autoestima. Além disso, também é uma forma de autocuidado.

Empatia A capacidade de se enxergar no outro, ler o outro e interagir de forma a estabelecer vínculos significativos. O protagonista sabe que não vai construir nada de relevante sozinho e por isso ele precisa de pessoas para construir juntos, combinando competências e habilidades.

5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola

  1. Deixe o aluno à vontade. ...
  2. Não coloque muitas regras. ...
  3. Faça com que o aluno levante seus problemas e necessidades e tome a iniciativa. ...
  4. Marque reuniões com frequência. ...
  5. Apoio do educador é essencial.

A formação extra curricular proposta está baseada em três pilares – escuta, empatia e responsabilidade – e apresenta para os jovens as profissões da área da saúde que promovem qualidade de vida.

Os três pilares – contexto, propósito e experiência – são conhecidos como a Tríade do Protagonista, e de acordo com Carlos Busch, estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas e empresas.