O que é esquema corporal na psicomotricidade?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Para Wallon (1974) o esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Para esse autor, é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, permitindo a ela a conhecer o seu mundo, desenvolvendo sua aprendizagem motora e cognitiva.

Esquema corporal – Considerado o principal elemento relacionado à Psicomotricidade na Educação, o esquema corporal é caracterizado pelo conhecimento pré-consciente do indivíduo em relação ao seu próprio corpo, de modo que seja possível executar movimentos e lidar de forma madura com objetos e pessoas em seu entorno, ...

As atividades que ajudam a desenvolver essa habilidade são as seguintes: amarelinha, boliche, cirandas, entre outras. Responsável pela conscientização simbólica dos dois hemisférios do corpo (direito e esquerdo), a lateralidade estabelece na criança a noção dos lados da estrutura corporal e espacial.

O que é esquema corporal
É quando o corpo passa a entender e se comunicar com o meio em que está inserido. Aliás, isso acontece não apenas com o meio externo, mas também consigo mesmo. Para exemplificar, peço que você lembre o desenvolvimento da coordenação motora e percepções espaciais e temporais.

O esquema corporal se constrói através da evolução do aparelho sensório-motor. Para isso, é preciso aprimorar os movimentos, que são a respostas musculares para estímulos sensoriais. O desenvolvimento dos movimentos envolve outros dois aspectos além do motor: o aspecto afetivo e o cognitivo.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Conhecer seu esquema corporal é ter consciência do próprio corpo, das partes que o compõem, das suas possibilidades de movimentos, posturas e atitudes (Nicola, 2004). O esquema corporal é considerado como elemento básico e indispensável para a formação da personalidade de qualquer criança.

Quando falamos em desenvolvimento motor implicamos a ideia de equilíbrio entre três aspectos: afetivo, cognitivo e motor. Dizemos que uma criança desenvolveu o Esquema Corporal quando ela utiliza e controla o seu corpo. A partir daí, compreende possibilidades de ação em relação ao ambiente em que vive.

A diferenciação entre imagem e esquema corporal, proposta por Levin (2000), implica uma compreensão mais profunda da imagem corporal, apontando aspectos inconscientes relacionados ao corpo, ao passo que considerar a imagem corporal como esquema é reduzir a compreensão de corpo à pura mecânica motora.

A lateralidade considera-se como a propensão do ser humano, em utilizar mais um lado do corpo em relação ao outro nos níveis: manual, ocular e pedal.

Lateralidade. A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Segundo Santos (2001), Le Boulch apresenta quatro etapas de desenvolvimento do esquema corporal: corpo submisso (0 a 2 meses); corpo vivido (2 meses a 3 anos); corpo descoberto ou percebido (3 a 6 anos) e corpo representado (6 a 12 anos).