Como é a aula de psicomotricidade?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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São atividades lúdicas, com o objetivo de incentivar as crianças a utilizarem o corpo como via de comunicação com o mundo. As crianças são expostas a diversas situações concretas de exploração e experimentação, para resgatar sua memória motora, cognitiva, emocional e social.

Veja 5 atividades da Psicomotricidade para conhecer e atuar

  • 2.1 1. Coordenação motora fina.
  • 2.2 2. Coordenação motora global.
  • 2.3 3. Esquema corporal.
  • 2.4 4. Lateralidade.
  • 2.5 5. Organização espacial-temporal.

A educação psicomotricidade deve ser considerada com uma educação de base na pré-escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares, da lateralidade, a situação no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilidades de coordenação de seus gestos e movimentos (OLIVEIRA, 1997).

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas); Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

A melhor maneira de interagir com as crianças e trabalhar a psicomotricidade é através das brincadeiras. A terapeuta ocupacional utiliza o momento de diversão das crianças para observar o funcionamento emocional e motor da criança, utilizando de brincadeiras e jogos para corrigir alguma alteração nos movimentos.

Exemplos e sugestões de atividades psicomotoras [brincadeiras da psicomotricidade]

  • Atividades psicomotoras com bola.
  • Jogo de estátua ou morto-vivo.
  • Corrida de saco, ou corrida num pé só (corrida do Saci)
  • Atividade psicomotora com bambolê

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

O educador auxilia, portanto, nas dificuldades existentes no aluno influenciado pelo seu meio sócio, econômico, cultural ou familiar através da forma lúdica da corporeidade favorecendo o desenvolvimento da psicomotricidade.

Sobre o curso de PSICOMOTRICIDADE
A Psicomotricidade é uma ciência do campo Psíquico que estuda aspectos cognitivos, emocionais e motores dos indivíduos e a sua utilização está normalmente relacionada a distúrbios ou transtornos que interferem no processo de aprendizagem ou desenvolvimento motor.

Ela é indicada para criança que apresenta dificuldade no desenvolvimento psicomotor e necessitam de trabalhos com o corpo, através da expressividade e do brincar. Na terapia com psicomotricidade as crianças são convidadas a viver experiências corporais, sensoriais e perceptivas.

O psicomotricista faz intervenções que estimulem o desenvolvimento do corpo em movimento, beneficiando a interação do autista com a família e o meio social, suas habilidades cognitivas, afetivas, emocionais, o que proporciona mais qualidade de vida.

Poderão se intitular psicomotricista e exercer sua atividade, os portadores de diploma de curso superior de Psicomotricidade, os portadores de diploma de curso de pós-graduação, nas áreas de saúde ou de educação, desde que possuam, em quaisquer dos casos, especialização na área.

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.