Qual é o verdadeiro palmito?

Perguntado por: icrespo3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.

Guariroba

Guariroba: palmito exótico e peculiar. Esse é um palmito nativo brasileiro, bastante peculiar e pouco conhecido. Possui uma textura firme e, por isso, deve ser cozido antes do consumo.

Como Escolher o Melhor Palmito

  • Palmito Pupunha: Sustentável e Muito Comum. Entre todos os tipos de palmito, o pupunha é o mais comum. ...
  • Palmito Juçara: Mais Vistoso e Carnudo, porém Ameaçado de Extinção. ...
  • Palmito Açaí: Macio e Suculento com Extração Menos Agressiva. ...
  • Palmito de Palmeira Real: Menos Comum e com Sabor Delicado.

Pupunha. O palmito pupunha é o mais encontrado nos supermercados e é conhecido por boa parte da população. A pupunheira demora dois anos para crescer e, assim, a sua produção é mais constante, o que é uma opção ecologicamente favorável, se comparada ao açaí e ao juçara.

O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada.

Apesar de poder ser extraído de várias palmeiras, apenas as do gênero Euterpe predominam nesta atividade extrativa, por serem mais saborosas. Atualmente, o palmito extraído da Palmeira-Real vem sendo bem aceito no mercado, pois é saboroso, macio e nutritivo.

O verdadeiro palmito macio tem peso e deve estar apoiado ao fundo do vidro. Se ele estiver boiando, isso quer dizer que ele está sendo mal oxigenado, o que faz com que ele endureça. Opte também por palmitos cuja água seja transparente. Águas amareladas podem ser um sinal de contaminação do palmito.

Muitas pessoas acreditam que o palmito verdadeiramente macio é aquele que boia dentro do pote. Mas este é apenas mais um mito. Se o palmito for mais denso do que o líquido, ele afundará. Se sua densidade for igual ou menor, ele boiará.

Para conseguir um palmito macio, procure escolher o produto que tem os pedaços mais regulares, ou seja, que não estejam com as suas camadas marcadas. Além disso, fuja dos palmitos já cortados, pois fica ainda mais difícil de identificar como eles estão.

Palmito de pupunha: a melhor opção pra receitas cruas
O palmito de pupunha é bem macio, tem um gosto adocicado e amolece fácil quando é cozido, e só precisa de no máximo 20 minutos de cozimento.

Não tem pegadinha: pupunha nada mais é que um tipo de palmito – além do açaí e do juçara. Os três são os chamados coração da palmeira, um cilindro branquinho, macio e muito saboroso. Saiba como diferenciar: Palmito pupunha: tem um sabor suave, é maior e mais macio em comparação às demais variedades.

Segundo a Inaceres, a palmito da juçara é o mais consumido no Brasil, seguido pelo palmito do açaí e pelo palmito pupunha.

Quando a planta se encontra com três a quatro anos de idade, o palmito é extraído do interior da cabeça da planta, que é a parte verde superior do seu estipe.

O palmito da palmeira imperial possui em torno de dois metros de comprimento e é destinado ao consumo humano. Entre as espécies de palmeiras, a imperial é a mais alta.

Atualmente as principais palmeiras produtoras de palmito são a pupunha (Bactris gasipaes), o Açaí (Euterpe oleracea) no norte do Brasil, o palmeira Juçara (Euterpe edulis) no sudeste e a palmeira real.

juçara

Devido ao seu sabor delicado, a cor branca e sua textura macia, caiu no gosto do consumidor. E hoje, justamente por suas características, o palmito de palmeira real pode ser considerado como o que mais se assemelha ao próprio palmito juçara. O corte do tipo Tolete ou Inteiro é a parte mais nobre e macia do palmito.