O que diz Jean Piaget sobre a psicomotricidade?
Para Piaget e Inhelder (1948-1993), a elaboração do espaço se deve essencial- mente a coordenação dos movimentos e é no período sensório-motor que o espaço e o tempo servirão de apoio para a organização das relações espaciais dos indivíduos com as pessoas e os objetos.
O que diz Vygotsky sobre a psicomotricidade
De acordo com Vygotsky (1997), os principais objetivos da psicomotricidade são: consciência do próprio corpo; domínio do equilíbrio, controle e eficácia das coordenações globais, controle da inibição voluntária, controle da respiração, organização do esquema corporal, orientação no espacial, temporal e espaço- temporal ...
Quem é o pai da psicomotricidade
Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
O que é psicomotricidade Segundo autores
A psicomotricidade refere-se diretamente ao movimento humano. É o relacionamento através da ação, é a integração do corpo com a natureza. Como ciência, a psicomotricidade é definida tendo como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento relacionado com a sociedade e consigo mesmo.
O que a psicomotricidade para Vitor da Fonseca
A Psicomotricidade pode ser definida, em termos necessariamente reduzidos, como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências, recíprocas e sistémicas, entre o psiquismo e a motricidade.
Quais os principais teóricos da psicomotricidade
Neste sentido Dupré, foi um dos autores que influenciaram fortemente a Psicomotricidade, assim como Wallon, Piaget, Guilmain, Ajuriaguerra entre outros, que estudaram e comprovaram a relação entre o movimento e a aprendizagem.
O que a psicomotricidade defende
3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança.
Quais são os três pilares da psicomotricidade
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
Qual a teoria da psicomotricidade
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.
Qual é o principal objetivo da psicomotricidade
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas); Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.
O que é psicomotricidade Wallon
A teoria de Wallon possibilitou o início do pensamento psicomotor e a valorização do indivíduo de maneira integral, dando sugestões para muitos outros estudiosos que se apropriaram de seus conhecimentos e contribuíram para o desenvolvimento desse pensamento.
Quem foi o primeiro a usar o termo psicomotricidade
O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando um entrelaçamento entre o movimento e o pensamento.
Qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança
Também reforçando a importância da psicomotricidade infantil, é de conhecimento que ela está relacionada aos comportamentos. Além disso, a ações que correlacionam corpo, mente, espírito, natureza e a sociedade. Desse modo, através dessa importante conexão, a criança consegue expressar o que sente.
Qual é a diferença de motricidade e psicomotricidade
Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.