O que é deficiência psicomotora?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Transtornos psicomotores são manifestações dos desequilíbrios da vida psíquica que se refletem na motricidade das pessoas. Por exemplo, uma criança muito inibida pode ter uma movimentação desarmoniosa, desajeitada.

Grunspun (1999) classifica os distúrbios psicomotores em cinco grupos. São eles: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora, inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.

É uma desorganização na sequência do movimento, trata-se de crianças que são incapazes de executar determinadas sequências gestuais, ou que executam com extrema lentidão como: vestir-se, abotoar a roupa, amarrar os cadarços dos sapatos, utilizar os talheres na mesa e segurar o lápis adequadamente para escrever.

As crianças que têm problema com a noção do corpo podem apresentar alguns sintomas como: insuficiência de percepção ou de controle do corpo, incapacidade respiratória, dificuldade de equilíbrio e coordenação, dificuldade de locomoção no espaço, apresenta certa lentidão nos movimentos, dificuldade visomotora e também ...

1. Relativo simultaneamente a funções motoras e a funções psíquicas (ex.: desenvolvimento psicomotor). 2. Diz-se do comportamento da criança em relação à aquisição dos reflexos (maturação).

Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.

Um instrumento de avaliação do perfil de desenvolvimento psicomotor é a bateria psicomotora, seus resultados sugerem se a criança está dentro dos padrões esperados para a normalidade, e a partir disso perceber se há algum indicativo de dificuldades ou patologias.

As doenças genéticas que podem resultar em retardo psicomotor são causadas, principalmente, por alterações cromossômicas. Como as do cromossomo X, ou as numéricas (aneuploidia), em que há mais ou menos cromossomos do que o número normal.

podem ser as mais variadas, desde questões relacionadas à motricidade, à afetividade, à cognição, à neurofisiologia do corpo, enfim, um distúrbio psicomotor pode ter origem, por exemplo, em doenças metabólicas, questões genéticas, infecções, traumatismos, entre outras causas.

No caso da debilidade psicomotora, há uma grande dificuldade no relaxamento voluntário de determinado grupo muscular. Este quadro tem como características apresentar paratonia (certa rigidez muscular persistente) e sincinesia (músculos que participam de movimentos os quais esses não são necessários).

É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.

Conheça quais são as áreas psicomotoras

  • Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

A Psicomotricidade trabalha com dois pontos de vista, ou seja, de prevenção dos problemas motores (educação psicomotora) e com a reeducação psicomotora (dificuldades ou atrasos psicomotores).

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.