Qual é o objetivo da persona?

Perguntado por: adantas7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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A persona orienta a criação de conteúdo e o Marketing Digital. O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.

Persona é uma representação fictícia de pessoas reais como clientes de uma empresa. Ela serve para retratar um grupo de usuários com características semelhantes, a fim de indicarem para a empresa quem são os consumidores e o que estão necessitando.

No marketing, fala-se que persona é uma estratégia de mercado. A persona é usada como ferramenta para criar uma espécie de perfil sobre quem seria o seu cliente ideal, identificando seu público-alvo.

Em termos bastante práticos, a persona é a representação do cliente ideal de uma marca, ou seja, a descrição e a exemplificação do comprador perfeito. Assim, tem como principal objetivo criar uma aproximação com o público de forma mais efetiva, com abordagens mais humanizadas e afetuosas.

É a máscara que o ator usa para dar vida ao personagem. Na psicologia, Carl Gustav Jung usa o termo para designar a face que assumimos em nossas vidas cotidianas. A persona deriva da forma como nos adaptamos ao mundo; são nossas máscaras, nossa maneira de ser socialmente.

Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.

Você pode usar sua persona divulgando materiais no blog da sua empresa, fazendo guest post, em redes sociais e até e-mail marketing. Se você precisar de ajuda para montar a sua persona ou como aplicar na sua estartégia, entre em contato conosco.

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A diferença entre persona e público-alvo está no quão profundo é o estudo sobre os clientes e leads de uma empresa. Enquanto a persona traz informações específicas e detalhadas do cliente ideal para uma estratégia de marketing e vendas otimizada, o público-alvo trabalha com dados gerais e definições mais amplas.

A melhor maneira de definir sua persona é conversar com sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Conhecê-los melhor te ajuda a criar uma persona mais próxima a realidade do indivíduo que realiza a compra.

Persona representa o perfil de um cliente relevante, com o objetivo de definir a estratégia e comunicação. Público é a segmentação indicada para encontrar a Persona. Ambos são definidos na fase de estratégia do marketing digital. Pode e deve existir mais de um Público para alcançar uma Persona.

Aprenda como mapear sua persona

  1. Coleta de dados.
  2. Informações dos clientes atuais.
  3. Perfil dos seus seguidores nas redes sociais.
  4. Utilize os dados do Google Analytics.
  5. Mapear os interesses da persona.
  6. Mapear as dores e problemas que a persona precisa resolver.

Uma persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para se identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.