Qual é o melhor boldo para o fígado?

Perguntado por: inunes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

O boldo do chile é o mais conhecido, mas o boldo baiano é o mais seguro. Planta originária do Chile, é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomacais, diuréticas e hepáticas.

O boldo pode ser consumido na forma de cápsulas, chás, sucos ou tinturas usando as folhas frescas de boldo brasileiro ou as folhas secas do boldo do Chile.

Chá de boldo
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso, porque estimula a secreção da bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar. Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas; 200 ml de água.

Misturar 1 colher de chá de folhas (ou um sachê) secas picadinhas de boldo em entre 150 ml e 200 ml de água fervente; Desligar o fogo e deixar descansar por 10 minutos; Coar e beber morno ou gelado até duas vezes ao dia, especialmente antes e depois das principais refeições.

O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.

O boldo de moita se distingue do boldo de jardim por ter um tamanho menor, uma moita de no máximo 1 m de altura. Quando plantado direto no solo, possui folhas mais pontudas e serrilhadas e sua penugem é menos espessa. Suas flores são rosadas ou liláses, suas hastes têm por vezes tons arroxeados das bases das folhas.

O verdadeiro boldo é o boldo do Chile, Peumus boldus Molina, que, no Brasil, é confundido com o falso boldo, Plectranthus barbatus Andr.

Caracterizado pelo seu gosto amargo, o chá de boldo tem algumas restrições. Não é recomendável, por exemplo, consumi-lo por períodos mais longos. Além disso, deve ser evitado por crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas no fígado, vesícula ou pâncreas.

O Chá de Boldo do Chile é usado especialmente para o tratamento de doenças do estômago e para estimular o funcionamento do fígado. Possui ação antioxidante, calmante, digestivo e diurético, rico em fenólicos como flavonóides, polifenóis e alcalóides.

Chá de hortelã

Chás para desintoxicar o fígado: Chá de hortelã
A folha de hortelã contribui para a produção da bile no fígado, uma secreção essencial para a saúde hepática, boa digestão, redução da gordura no fígado e absorção dos nutrientes.