Quantas folhas de boldo?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Chá de boldo: adicionar 1 colher de chá de folhas de boldo picado em 150 mL de água fervente. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida. O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições.

Como fazer o chá de boldo

  1. 1 colher (de chá) de folhas frescas picadas do boldo brasileiro ou as folhas secas picadas do boldo do Chile;
  2. 150 mL de água.

Além disso, em casos mais graves, também pode provocar problemas no sistema nervoso. Isso acontece devido a uma substância do chá chamada ascaridol, que, em excesso, causa danos ao fígado. Portanto, o recomendado é evitar mais de 3 xícaras de chá de boldo por dia.

O ideal é seguir o padrão: 1 colheres de chá da erva seca, em torno de 3 gramas, com uma colher da erva fresca, 10 gramas, para cada 200 ml de água.

Portanto, o chá de boldo pode ser uma ótima opção para quem exagerar nas refeições noturnas e precisar de uma força extra na digestão. Ao ajudar a digerir melhor, ele acaba por exercer um efeito relaxante, indispensável para o corpo entrar em um estado de sonolência.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Além disso, o boldo é contraindicado em alguns casos específicos como grávidas, lactantes, crianças até 6 anos, pessoas que sofrem com doença do fígado diagnosticada ou com problemas nos rins, e indivíduos que fazem o uso constante de alguns medicamentos, como anticoagulantes.

Para aproveitar os benefícios do boldo, as folhas devem ser limpas, socadas/batidas no copo ou pilão com água e deve-se beber na mesma hora. A Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) orienta derramar 150 ml de água fervendo em 1 colher (chá) de folhas de boldo e abafar a bebida por cinco a 10 minutos.

Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: Queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.

O chá de boldo é conhecido principalmente por conter ações digestivas. Tudo isso porque ele ativa a produção da bile pelo fígado, melhorando a divisão dos alimentos. Além disso, ajuda a diminuir dores e cólicas intestinais.

Ou seja, com a colher temos uma variação de 15% a mais de folhas.

Acrescente uma ou duas colheres de sopa da erva do chá verde (Camellia sinensis) para cada litro de água quente e tampe o recipiente. Deixe em infusão por cerca de 3 a 5 minutos. E está pronto, você aprendeu como fazer chá verde! Basta coar e servir!

Infusão em água quente:
Não é aconselhável ferver a água juntamente com estes tipos de ervas, pois além das essências evaporarem, as ervas podem perder suas propriedades medicinais.

Chá de boldo emagrece? Não há evidências robustas de que o boldo possa melhorar o metabolismo, ajudando na redução de peso e gordura corporal.

Chá de gengibre

4 Chá de gengibre, cacau e canela
Além disso, melhora os níveis das enzimas hepáticas ALT e AST, melhora a resistência à insulina e reduz o acúmulo de gordura no fígado.

Misturar 1 colher de chá de folhas (ou um sachê) secas picadinhas de boldo em entre 150 ml e 200 ml de água fervente; Desligar o fogo e deixar descansar por 10 minutos; Coar e beber morno ou gelado até duas vezes ao dia, especialmente antes e depois das principais refeições.