Como colher as folhas do boldo?

Perguntado por: acosta7 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

A colheita de boldo ocorre seis meses após o plantio. As folhas devem ser cortadas na parte final com o auxílio de uma tesoura limpa e afiada. Podem ser utilizadas as folhas frescas ou secas. A secagem pode ser realizada deixando as folhas em um tabuleiro sob o sol por alguns dias.

Poda: O Boldo pode ser podado para controlar seu tamanho e forma. Realize a poda no final do inverno ou início da primavera, removendo os galhos mortos ou doentes.

Ingredientes: 200mL de água. 1 colher de chá de folhas secas do boldo.

Além disso, o boldo é contraindicado em alguns casos específicos como grávidas, lactantes, crianças até 6 anos, pessoas que sofrem com doença do fígado diagnosticada ou com problemas nos rins, e indivíduos que fazem o uso constante de alguns medicamentos, como anticoagulantes.

A Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) orienta derramar 150 ml de água fervendo em 1 colher (chá) de folhas de boldo e abafar a bebida por cinco a 10 minutos. A receita caseira deve ser consumida só para alívio de sintomas leves e o tratamento não pode ultrapassar quatro semanas.

Sol pleno e água. As diferentes espécies de boldo são plantas de sol pleno, ou seja, que precisam de mais de 4 horas de sol direto, ou se forem menos horas, que sejam das horas de sol forte. Além disso, não são exigentes quanto à rega, o importante é regar sempre que o solo ou substrato estiver completamente seco.

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado. O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos.

Portanto, o chá de boldo pode ser uma ótima opção para quem exagerar nas refeições noturnas e precisar de uma força extra na digestão. Ao ajudar a digerir melhor, ele acaba por exercer um efeito relaxante, indispensável para o corpo entrar em um estado de sonolência.

Não se deve ultrapassar 4 semanas consecutivas e o ideal é usá-lo por tempo bem inferior a este, que deve ser determinado por um profissional. Em quantidade excessiva pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.

Assim, ao acrescentar o manjericão ao chá de boldo, você também absorverá os benefícios da planta que contribuem para a manutenção dos ossos e dentes e ajuda a controlar a pressão arterial.

O boldo pode ser consumido na forma de cápsulas, chás, sucos ou tinturas usando as folhas frescas de boldo brasileiro ou as folhas secas do boldo do Chile. O chá de boldo pode ser preparado imediatamente antes de tomar e as folhas não devem ser fervidas junto com a água para evitar o sabor amargo forte dessa planta.

Modo de preparo: ferver uma xícara de água fervente sobre uma colher de sopa de folhas secas de boldo e deixar repousar por 10 minutos. O chá deve ser coado e bebido de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Decerto, o banho de boldo é um dos mais poderosos quando o assunto é eliminar energias de baixa frequência. Yara Vieira explica que é plenamente possível acabar com o sentimento de tristeza a partir desta prática, por exemplo. A força contida nas propriedades da erva é capaz de nos influenciar emocionalmente.

Benefícios do chá de boldo com limão
O limão é rico em vitamina C, antioxidantes e ácido cítrico, que podem ajudar a melhorar a digestão, reduzir a inflamação e proteger as células contra danos oxidativos", pontua o nutricionista Felipe França.