Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

Perguntado por: ocastro5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Muitos processos infecciosos ocorrem quando o sistema imune encontra-se fragilizado, facilitando a entrada e a multiplicação do agente. Por isso, é comum um processo inflamatório evoluir para infecção.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Geralmente, as causas estão ligadas a infecção por vírus, bactérias ou fungos, mas também podem surgir por entorses e fraturas, além de doenças alérgicas, doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite, bem como doenças crônicas como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e colite ulcerativa.

A inflamação é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

A inflamação crônica prolongada é perigosa porque altera muitos processos do corpo. Isso mesmo que ela seja uma inflamação crônica de baixo grau, mas constante — ou seja, uma inflamação lenta e pouco grave.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Como qualquer outra infecção, irão surgir sintomas como febre, calafrios, diarreia e vermelhidão no corpo. Mas esses sinais podem não ser tão evidentes ou típicos de infecções. As contaminações podem provocar também dores de ouvido, congestão nasal e ardência ao urinar.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  1. Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  2. Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  3. Problemas digestivos. ...
  4. Pele irritada. ...
  5. Ganho de peso. ...
  6. Dieta anti-inflamatória. ...
  7. Exercício físico.

As bactérias são responsáveis pela maior parte das infecções associadas aos cuidados da saúde. Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Aos poucos, os tecidos do corpo e até mesmo órgãos completos começam a sofrer lesões. Surge a inflamação crônica, que não dá sinais a princípio, mas que termina no desenvolvimento de doenças crônicas. As doenças crônicas, por sua vez, são a principal causa de morte atualmente.