Quem está com infecção urinária pode tomar café?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Café Inclusive, o consumo de café deve ser bem moderado durante uma infecção urinária. Ou, até mesmo, evitado. Pois, sendo o café uma bebida diurética, aumenta a frequência urinária, o que pode ser desconfortável durante a infecção urinária.

O café irrita o trato urinário que já está infeccionado. Portanto, até que tudo se normalize no sistema urinário, evite o café a todo custo, e também os alimentos com café. Além de evitar o café, é indicado não consumir chás, refrigerantes ou sucos industriais, pois contêm substâncias que produzem o mesmo efeito.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária. Apesar de frutas como o abacaxi, a laranja e o limão serem ótimas para a nossa saúde e agirem como antioxidantes e anti-inflamatórios, nesse caso, elas podem acabar irritando a bexiga e piorando o quadro.

Alguns alimentos e bebidas podem irritar o trato urinário e piorar os sintomas da infecção urinária. Evite o consumo de álcool, cafeína, alimentos apimentados e ácidos, como frutas cítricas e tomates, até que a infecção seja tratada.

Alimentos diuréticos: consuma mais cebola, melancia, abacaxi, melão, pepino, entre outros, que ajudam a drenar o líquido do corpo. Frutas cítricas: limão, laranja e tangerina, por exemplo, fortalecem o organismo contra bactérias.

Infecções do trato urinário
Bebidas cítricas, gaseificadas, álcool, café, determinados condimentos são bastante reportados como causadores de ardência para urinar e/ou aumento de frequência miccional, para uns, mas não para todos.

Beber água em abundância ajuda a diluir a urina e expelir as bactérias do organismo. Alimentos como cebola, melancia, pepino e cenoura contribuem para evitar a infecção urinária e aliviar a ardência ao urinar.

Segurar a urina é uma das principais características que agravam o quadro de infecção, já que o esforço no órgão genital compromete e impede mais ainda que a bactéria seja expelida do organismo.

Mamão. Rico em vitamina C e antioxidantes, o mamão é uma das melhores frutas para se combater bactérias e ajudar na limpeza da bexiga; Vale lembrar que exagerar no café e no refrigerante, deixando de ingerir quantidade suficiente de água ao dia, são causas para seu desenvolvimento.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Suco de cranberry para infecção urinária
Isso indica que o suco de cranberry pode ajudar no tratamento para infecção urinária.

A infecção urinária, quando não tratada, pode levar a complicações graves, como a infecção dos rins, recebendo o nome de pielonefrite, nesse estágio o problema pode evoluir para uma septicemia, a infecção generalizada.

O consumo de cafeína pode ser um fator importante para irritar a bexiga. Por ser um diurético, pode causar mais urina. Também faz com que a bexiga se contraia, contribuindo para a incontinência de estresse ou de urgência. A cafeína é encontrada naturalmente em grãos de café, folhas de chá e grãos de cacau.