É bom tomar Gatorade quando está com diarreia?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

As opções mais eficazes são: sucos de frutas diluídos em água mineral, bebidas isotônicas (ex.: Gatorade e similares), caldo de sopa e água de coco. Se você estiver bebendo líquidos na quantidade certa, a sua urina terá a cor amarelo claro ou quase transparente (como água).

O Gatorade pode ser útil para reidratar o corpo durante um episódio de diarreia, mas é importante intercalar o consumo com água e considerar outras soluções de reidratação, como Pedialyte ou SRO. Se a diarreia persistir por mais de 48 horas, é importante procurar atendimento médico.

A bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico. A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal.

1) OFERECER OU INGERIR MAIS LÍQUIDO QUE O HABITUAL PARA PREVENIR A DESIDRATAÇÃO: O paciente deve tomar líquidos caseiros (água de arroz, soro caseiro, chá, suco e sopas) ou Solução de Reidratação Oral (SRO) após cada evacuação diarreica. Não utilizar refrigerantes e não adoçar o chá ou suco.

Você pode tomar água mineral, água de coco, isotônicos como o Gatorade e também o soro caseiro (água com sal e açúcar).

Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais.

Portanto, seu uso não é indicado para quem tem diabete. Pessoas que sofrem de alterações cardíacas e problemas de pressão arterial também devem redobrar os cuidados com a bebida.

Confira agora!

  1. 1) Comer de forma saudável. Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, é fundamental para um bom funcionamento do intestino e, consequentemente, ajuda a evitar dores na barriga². ...
  2. 2) Hidratação. ...
  3. 3) Realizar massagem no abdômen. ...
  4. 4) Compressa morna.

Como já dissemos, um dos grandes riscos da diarreia é a desidratação e perda nutricional. Nesses casos, é importante não só hidratar o paciente com água, como também oferecer a reposição de eletrolítos com soro caseiro, água de coco ou isotônicos.

Bebidas isotônicas, como GATORADE®, possuem diversos benefícios como a reposição de água, carboidratos e sais minerais, evitando a desidratação e cãibras.

A alimentação ajuda a recuperar as células da parede intestinal inflamada e reduz o tempo de doença. Algumas boas opções de comida durante a diarreia são: batatas, macarrão (sem molhos gordurosos), arroz, trigo, aveia, bolachas com sal, torradas, bananas, sopas, legumes cozidos, frango ou peixe grelhado.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.