Quem tem mais facilidade de ter infecção urinária?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

As gestantes estão mais propensas a desenvolver a infecção urinária devido às alterações que o corpo sofre, tanto funcionais como anatômicas, nos ruins e nas vias urinárias.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

A melhor forma de evitar a infecção é a prevenção, por isso trazemos algumas dicas que podem ajudar a impedir o desenvolvimento da doença:

  1. não use produtos químicos na região íntima;
  2. beba bastante água;
  3. tenha cuidado ao se limpar;
  4. evite prender o xixi;
  5. dê preferência a roupas íntimas de algodão.

A ITU é mais frequente nas mulheres do que nos homens, exceto nas faixas etárias extremas [Tabela 1]. Durante o período neonatal, a incidência de ITU é levemente maior nos homens do que nas mulheres, devido à maior frequência de anomalias congênitas do trato urinário em bebês do sexo masculino.

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.

O tratamento das infecções urinárias de repetição em mulheres saudáveis é, de fato, idêntico ao tratamento das infecções esporádicas. – Antibiótico: São antibióticos, geralmente, utilizados a nitrofurantoína, o Bactrim e a fosfomicina (Monuril). Os sintomas costumam acabar após 1 dia.

Escolher alimentos diuréticos naturais, como melancia, melão e pepino, são de fato ótimas opções de frutas para prevenir e tratar infecções do trato urinário. Eles ajudam a drenar os fluidos corporais.

Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Beba muita água
A água, por ser líquida, contribui para eliminar os microorganismos presentes no trato urinário. Por isso, é fundamental a ingestão dela para alívio imediato dos sintomas da cistite. Não é à toa que essa dica está em primeiro lugar, beber água é hábito muito importante para manter a nossa saúde física!

Sintomas de infecção urinária simples (cistite)

  1. Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  2. Frequência urinária com baixo volume de urina;
  3. Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  4. Incontinência urinária;
  5. Sangue na urina;
  6. Urina com cheiro forte.

Os antibióticos mais indicados para tratar uma infecção urinária são: Nitrofurantoína (Macrodantina): a dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg, a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias.