Para que serve a bolsa de água quente?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A cama pode ficar mais quentinha com a ajuda da bolsa de água quente, principalmente nas extremidades que geralmente são mais geladas, como os pés; A bolsa de água quente é indicada também para aliviar a tensão muscular após as atividades físicas.

Quando usar bolsa de água quente? As famosas compressas feitas com água quente ou morna são perfeitas para o alívio das dores musculares que aparecem com o passar do tempo. Essas compressas podem ser usadas nas costas ou no peito, mas também podem ser colocadas em qualquer parte do corpo.

Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo. Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.

20 minutos

A aplicação de calor nessas regiões, melhora o fluxo sanguíneo local a partir da vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos), e promove o relaxamento. A dica é: Aplique a Bolsa de Água Quente de 15 a 20 minutos. Lembrando que é importante envolver a bolsa com uma toalha para não correr risco de queimaduras.

E quanto a contraindicações? – bolsa quente não pode ser usada em lesões agudas, como já falamos acima! – compressa fria não pode ser usada em pessoas com problemas de circulação como doenças reumáticas, alergia a frio e não deve ser usada antes das atividades físicas.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões agudas, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.

“A água quente dilata os vasos, contribuindo na ampliação do fluxo sanguíneo da região afetada. Já a compressa fria pode contribuir para a redução dos desconfortos comuns, como dor de dente e cólicas abdominais, principalmente em mulheres, em períodos que antecedem o período menstrual”, explica Paulo.

A compressa fria com gelo é recomendada para diminuir o fluxo sanguíneo da região, ajudando a desinchar e trazer uma sensação analgésica. Já a compressa quente permite a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão muscular e promovendo o relaxamento.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, mas deve sempre estar enroladas numa fralda de pano ou outro tecido fino, para que a pele não seja queimada.

Coloque cerca de um quilo de grãos secos, como o arroz ou feijão, dentro de uma fronha de travesseiro. Amarre bem para formar uma trouxa e, em seguida, aqueça no micro-ondas por 3 a 5 minutos. Deixe o tecido amornar, para não causar queimaduras, e aplique na região.