Como fazer compressa quente e fria ao mesmo tempo?

Perguntado por: rmodesto2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Comece com uma compressa fria por 20 minutos, seguida por uma compressa quente por 20 minutos. Repita o processo por 2-3 vezes por dia.

Quanto à combinação de ambos, existem casos em que é a melhor pedida no tratamento. É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado.

A terapia deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos (5 para casos mais graves). Em seguida e sem descanso, passa-se para a água gelada, por 1 ou 3 minutos (3 para casos graves).

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.

Como usar?

  1. compressa gelada pode ser com um saco de gelo ou bolsa térmicas de plástico. Caso use bolsa plástica, proteja a pele com um pano. Aplique por 20 minutos de 4/4h por 3 dias.
  2. bolsa quente deve estar em torno de 37 graus durante 20 minutos 3x ao dia.

Há ainda a opção de usar o choque térmico, que funciona como uma bomba de contração e relaxamento, especialmente em caso de inchaço - quando o tornozelo incha, por exemplo, os vasos se dilatam e o calor provoca essa vasodilatação; ao entrar em choque com o frio, esses vasos se contraem e levam o líquido para a corrente ...

Terapia Mista
Chamada de terapia contraste, este tipo de aplicação alterna as compressas para gerar uma sequência de contração e dilatação de vasos sanguíneos, o que faz o sangue circular melhor pela região. A aplicação é mais indicada em casos de distensões musculares, inflamações e alguns tipos de dor de cabeça.

É uma reação do organismo ao entrar e sair de um ambiente com temperaturas muito distintas, ele acontece quando em duas situações: Ao sair de um ambiente quente e ir para outro muito frio; Estar em um local frio e ir para outro muito quente.

Sentir frio em excesso ou calor em demasia pode não indicar uma patologia específica, principalmente porque cada ser humano reage de forma própria às mudanças do tempo.

A hidroterapia é a terapia do choque térmico. Primeiro, água quente. Depois, água fria. Mas tudo com tempo e temperatura controlados.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas. QUANDO USAR O CALOR: Utilizado para lesões crônicas. Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos.

O choque térmico acontece quando o corpo sofre por uma mudança brusca de ambiente, como ir de um local frio para um local quente ou vice-versa.

Sair de um ambiente muito quente e entrar num lugar muito frio (ou vice e versa) é basicamente a explicação do que pode causar um choque térmico na prática. Quando uma pessoa passa por uma mudança brusca de temperatura, pode sofrer alguns danos corporais.