Como fazer compressa quente com vinagre e sal?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Uma das mais eficazes é baseada em uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são apenas dois colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna para um gargarejo repetido quatro vezes ao dia).

Ele é muito utilizado para tratar aftas e gengivites e, de fato, ajuda na cicatrização.

A diquinha de hoje é um remédio natural para recuperação muscular. Prepare uma solução com duas colheres de vinagre e meio copo de água morna. Em seguida, aplique a solução em forma de compressa feita com um pano ou gazes, na região dolorida.

Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele. Essa compressa pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos.

O vinagre de maçã possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, sendo usado tanto para fins culinários quanto para rotina de cuidados dermatológicos.

Uma das mais eficazes é baseada em uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são apenas dois colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna para um gargarejo repetido quatro vezes ao dia).

Gargarejo com água morna e sal
Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal porque possui ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos. Enquanto os sintomas persistirem, é recomendado que sejam feitos, ao menos, dois gargarejos por dia.

O vinagre de maçã melhora a rigidez articular, pois o ácido acético possui uma ação quelante, de eliminação, de cristais de minerais que se depositam nas articulações do corpo.

Encha a tigela com água quente, mas não escaldante, ao toque. Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor. Segure a toalha na pele por até 20 minutos de cada vez.

Muito eficientes quando separados, juntos eles formam um produto de limpeza natural incrível. Combinados com água, esses ingredientes removem manchas, limpam banheiros, pias e aparelhos domésticos, retiram mofo, servem como remédios caseiros para dor de garganta e lavam cabelos oleosos.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo. Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.