Quando devo usar o calor?

Perguntado por: gassis4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

O calor já tem sua indicação para dores crônicas (antigas). Nas quais, não estão presentes os sinais de indicação do gelo (como vermelhidão, inchaço e temperatura local maior). As principais indicações do calor são nas tensões musculares.

Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas. QUANDO USAR O CALOR: Utilizado para lesões crônicas. Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos.

O calor é indicado para reduzir a tensão muscular devido ao aumento da circulação e reabilitação dos tecidos. Tem efeitos relaxantes para os músculos que são muito solicitados nas actividades diárias ou que têm contracturas.

Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras. “O ideal é deixar a compressa sobre a região por no máximo 15 minutos enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria”, recomenda Collet.

O frio seria contraindicado em contraturas musculares, assim como em alguns tipos de lesões de tendão, pois o gelo diminui o aporte vascular. Outra contraindicação seria antes da prática esportiva, pois como altera a sensibilidade e melhora a dor, pode “mascarar” lesões.

Escolher a temperatura da água não é apenas questão de gosto. A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

O calor ainda tem a propriedade de aliviar a dor, porque ajuda a relaxar e também favorece a circulação, assim o corpo consegue se regenerar dessa tensão e sente-se mais relaxado. A estimulação da circulação também ajuda a aliviar as dores pelo corpo.

Saiba mais sobre o calor e os seus benefícios: Relaxante, revigorante, mas também purificante, o calor nos faz bem, quer se trate do calor natural causado pela radiação do sol ou do calor artificial proveniente de espaços de relaxamento como a sauna ou o banho quente.

A terapia de calor também requer cuidados como: não exagerar na temperatura da água para não causar queimaduras na pele e não utilizá-la por tempo prolongado, respeitando os intervalos determinados pelo profissional de saúde.

Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.

Para a compressa quente, aqueça água em uma temperatura que a pele possa suportar e aplique sobre a região dolorida. Faça a compressa por 15 a 20 minutos, de três a quatro vezes por dia.