Qual é o gosto do chá de boldo?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

O gosto amargo pode assustar no início, mas os benefícios são tantos que compensam. No entanto, curar coronavírus, como andou sendo espalhado, não é uma de suas propriedades, e sim mais uma notícia falsa envolvendo o tratamento da covid-19.

O boldo é uma planta de gosto amargo, mas cheia de propriedades benéficas para a saúde, especialmente quando se fala no tratamento de problemas digestivos e hepáticos.

O boldo contém uma substância chamada lactona de sabor amargo e super eficiente principalmente para digerir gorduras. Além disso, pode-se usar o boldo associado à dieta em casos de reeducação alimentar para perda de peso devido a sua ação diurética.

Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: Queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.

O chá é muito famoso no combate à ressaca – a boldina ajuda a proteger as células do fígado sobrecarregadas e reduz os sintomas relacionados ao deslize no consumo de bebidas alcoólicas.

O chá de boldo pode ser preparado imediatamente antes de tomar e as folhas não devem ser fervidas junto com a água para evitar o sabor amargo forte dessa planta.

Portanto, o chá de boldo pode ser uma ótima opção para quem exagerar nas refeições noturnas e precisar de uma força extra na digestão. Ao ajudar a digerir melhor, ele acaba por exercer um efeito relaxante, indispensável para o corpo entrar em um estado de sonolência.

É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Além disso, em casos mais graves, também pode provocar problemas no sistema nervoso.

Além das grávidas, pessoas com pedras na vesícula, doenças no fígado, nos rins ou no pâncreas também são desaconselhadas a ingerir produtos com o boldo na composição.

O chá de boldo é conhecido principalmente por conter ações digestivas. Tudo isso porque ele ativa a produção da bile pelo fígado, melhorando a divisão dos alimentos. Além disso, ajuda a diminuir dores e cólicas intestinais.

A médica ginecologista Dra Renata Reigota explica que o chá de canela, o chá de boldo e o chá de gengibre são conhecidos como estimulantes porque possuem algumas propriedades relacionadas à circulação sanguínea.

Além disso, promove a desintoxicação, potencializa a metabolização hepática e tem efeito colagogo e colerético (estimula a secreção da bile pela vesícula biliar e a produção da mesma pelo fígado). De forma geral, ele melhora o funcionamento do trato digestivo como um todo.

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual. Na hora de prepará-lo, adicione folhas de boldo em uma chaleira, complete-a com água e aguarde o ponto de fervura.

Cólicas menstruais
Mas atenção, para aproveitar ainda mais esse benefício dessa erva, o ideal é consumir o chá de forma natural e quente, já que a temperatura elevada da água também contribui para o relaxamento do útero, diminuindo as dores.

Esse chá contém propriedades laxativas, mas não é recomendável para grávidas. Isso porque essa planta pode causar contrações involuntárias uterinas, além de diarreia. O chá de boldo é bastante consumido para aliviar problemas gástricos, mas precisa ser evitado pelas gestantes.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.