Qual é a origem da culinária baiana?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Além de saborosa, a “culinária baiana” está intimamente ligada aos cultos de origem africana. Nesse sentido, a confecção dos alimentos devem atender as exigências dos deuses originários da África, os orixás. “Elaboradas, requintadas na forma, no ordenamento do preparo, ou na simplicidade aparente prescrito pelo mito.

Há pelo menos três séculos as baianas do acarajé trabalham em suas receitas, que foram trazidas da África durante o período colonial. Foram as chamadas escravas de ganho, cuja função era ir para rua e trabalhar para as patroas, vendendo mercadorias em tabuleiros, que iniciaram a prática.

Acarajé

O Acarajé é o maior símbolo da culinária baiana, e trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê.

Abará

O Abará é um dos pratos típicos da culinária baiana, presente em muitos locais de Salvador. Um bolinho de feijão cozido em banho-maria e embrulhado em folha de bananeira, que pode acompanhar a moqueca baiana ou ser recheado com vatapá e caruru, servido com camarões seco ou uma saladinha verde.

De onde ele vem? Difundida no candomblé e ofertada para a orixá Iansã, a receita chegou ao Brasil vinda do Golfo do Benim, na África Ocidental, por imigrantes africanos na época da escravidão. A palavra acarajé se origina da língua africana iorubá: akará = bola de fogo e jé = comer, sendo assim, “comer bola de fogo”.

Segundo o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, o acarajé, bolinho de feijão frito em azeite de dendê, foi introduzido no Brasil, especificamente na Bahia, através dos escravos de etnia nagô, das regiões iorubás da Nigéria e do atual Benin, então Daomé.

A origem do vatapá é africana.
Chegou no Brasil por intermédio dos africanos iorubás escravizados em meados do século XVI e trazidos para o país em navios negreiros. Seu nome foi originado pelo termo iorubá vata'pa, mas também era conhecido como ehba-tápa.

Acarajé Não tem como falar sobre as comidas típicas da Bahia sem começar pelo famoso acarajé.

acarajé

O acarajé é um prato típico da culinária baiana, que leva como principal ingrediente o feijão fradinho. É uma das comidas mais populares da Bahia e pode ser encontrado em quase todos os lugares, desde barracas de praia até restaurantes sofisticados. Abará é uma variação do acarajé que também é muito popular na Bahia.

Cultura da Bahia
O estado da Bahia é detentor de uma rica cultura, formada a partir da influência indígena, europeia e, principalmente, africana. Tais aspectos são evidenciados nos costumes do dia a dia, na gastronomia, nas danças e festas populares, na música e até mesmo na religiosidade.

Doces típicos da Bahia: conheça 5 sobremesas baianas

  • Quindim de iaiá De origem portuguesa, o quindim de iaiá é uma sobremesa típica da Bahia que conquistou o paladar dos brasileiros. ...
  • Arroz-doce. O arroz-doce tem sua origem em terras asiáticas, sendo preparado apenas com açúcar e leite. ...
  • Baba de moça. ...
  • Cocada.

A cozinha de Salvador tem na mistura de raças e costumes o seu principal tempero. Com ingredientes vindos de todos os cantos do mundo, a culinária soteropolitana é a mais peculiar do país. O azeite de dendê, castanha de caju e amendoim são temperos quase que permanentes que ajudam a identificação dessa culinária.

Os principais ingredientes são pão francês, leite de coco, amendoim, castanha de caju, farinha de mandioca, gengibre e camarão. E é claro que também vai azeite de dendê, como você pode ver pela receita completa e modo de preparo no vídeo acima.