Qual é a função do amido de milho?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Amido de milho é um ingrediente popular usado para engrossar sopas, molhos, sobremesas e em várias outras receitas. O pó branco não contém glúten e é um carboidrato extraído do endosperma do milho. Sua função é dar liga aos preparos, manter recheios unidos e ajudar na consistência dos pratos.

Essa substância é considerada a principal substância de reserva nas plantas superiores. O amido não é importante apenas para o vegetal, mas também para outros organismos como forma de energia. Estima-se que 80% das calorias consumidas pelo homem sejam provenientes desse carboidrato.

O amido é o principal material de reserva do reino vegetal e a principal fonte de carboidratos disponível para a alimentação humana. É largamente utilizado na indústria alimentícia e, em menor escala, pelas indústrias farmacêutica e têxtil.

Na indústria de biscoitos, o amido pode ser usado na matéria-prima para padronizar o teor de glúten da farinha, em proporção de 15% a 20% do peso da farinha de trigo.

Justamente por ser considerado um carboidrato refinado, ele peca em diversas vitaminas e minerais. Tais condições colaboram para um aumento do índice glicêmico, fator diretamente relacionado ao ganho de peso. Entretanto, quando utilizado em pequenas quantidades, o amido de milho não faz mal.

Função do amido
Na indústria de alimentos, o amido é utilizado como: Espessantes - para dar mais consistência a molhos e pudins, por exemplo; Ligantes - para misturar ou combinar, tal como as gelatinas. Substituto de lipídios - gorduras, que também consiste em reserva de energia - em alimentos dietéticos.

Amido de milho, também conhecido como maisena ou maizena (em referência à marca Maizena) é um carboidrato extraído do endosperma do milho.

Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco.

Um detalhe importante é que, enquanto a farinha de trigo possui glúten, o amido de milho não, o que o torna uma opção de substituição para os celíacos.

Benefícios do amido de milho

  1. É livre de glúten. O amido de milho é composto basicamente de carboidratos, e não contém proteínas e nem glúten. ...
  2. É um bom espessante. ...
  3. É um alimento vegano. ...
  4. É um agente antiaglomerante. ...
  5. Alivia a irritação na pele. ...
  6. Previne infecções como o pé de atleta. ...
  7. Retira manchas. ...
  8. Reduz a oleosidade dos cabelos.

O primeiro passo é lavar com água corrente para retirar os resíduos da pele. Caso a ardência, coceira ou vermelhidão continue, procure um ginecologista. Ao contrário do que comentários afirmam no vídeo, não é indicado passar maizena na região íntima.

Estudos clínicos demonstraram que os amidos resistentes têm propriedades semelhantes a fibras, mostram benefícios fisiológicos em humanos e podem prevenir doenças. Por não ser digerido no intestino delgado, este tipo de amido se torna disponível como substrato para fermentação pelas bactérias anaeróbicas do cólon.