O que colocar no lugar da farinha de trigo?

Perguntado por: ipimenta5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Farinha de grão de bico, farinha de aveia, farinha de linhaça, farinha de chia, farinha de trigo sarraceno, polvilho doce, araruta, psyllium. Fécula de batata, polvilho azedo, amido de milho.

Farinha de grão-de-bico e feijão (leguminosas)
A principal vantagem dessas farinhas é que elas também têm proteína vegetal, além de bastante fibra, que ajuda em melhorias do intestino, saciedade, para quem busca o emagrecimento também.

A Farinha de amêndoas é a farinha lowcarb mais utilizada!
Primeiro por ser uma das que possuem menor percentual de carboidratos, segundo por possuir um sabor mais neutro e terceiro por ter uma textura que se adapta melhor para substituição.

Farinha de arroz

Farinha de arroz
É uma opção de farinha saudável menos calórica também que a tradicional, tendo 366 kcal numa porção de 100g. Na cozinha, a versatilidade é sua principal característica. Por ter um sabor bem neutro, ela pode ser usada em pratos, tortas, pães e bolos.

Além de enfraquecer o sistema imunológico, isso diminui as taxas de cálcio nos ossos e favorece condições como reumatismo, enxaquecas e osteoporose.

Davis: A eliminação do trigo da dieta aumenta a absorção de vitamina B12, ácido fólico, ferro, zinco e magnésio, já que melhora a saúde gastrointestinal.

Farinha de sorgo
Ele não contém glúten, é de cor clara, sabor neutro e textura bem macia, que se assemelha bastante à farinha de trigo. Além disso, tem maiores quantidades de proteínas e fibras.

farinha de trigo sarraceno

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Farinhas de amendoim, nozes e castanha
Também são isentas de carboidratos, ricas em gorduras poli e mono-insaturadas que ajudam no controle da diabetes e obesidades, uma vez que trazem maior saciedade ao organismo.

Um exemplo é a farinha de coco, que possui dez vezes mais fibras do que a de trigo refinada. Isso significa que uma pequena quantidade desta farinha é suficiente para obter a mesma consistência em receitas. A farinha de coco é bastante recomendada nas receitas low carb.

Farinha de arroz
Ela possui ainda baixo índice glicêmico, minerais (magnésio, manganês e fósforo) e vitaminas do complexo B. Como usá-la? Ora, experimente-a no preparo de pães, quiches, bolos, mingaus, pudins e vitaminas.

Farinha de coco
Essa gordura é principalmente saturada e composta em grande parte por triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que podem reduzir a inflamação e apoiar o metabolismo saudável. A farinha de coco também é rica em antioxidantes e pode ter propriedades antimicrobianas.