Por que a maizena fica dura?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Isto acontece porque quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco.

Uma mistura entre amido de milho e água. Com esses dois componentes é possível recriar a experiência de Física proposta pelo Faça Você Mesmo dessa semana. O resultado dessa combinação é o surpreendente “Líquido Diferente”, um fluído que pode ter características de líquido e, também, de sólido.

Em um recipiente coloque uma quantidade de amido de milho; Vá despejando a água pouco à pouco e mexa a mistura com a colher, até ela adquirir a consistência semelhante de uma massa de bolo, de um leite condensado; A mistura ficou verde, porque corante azul com corante amarelo resulta na cor verde.

Vamos lá explicar: os fluidos não-newtonianos são fluidos que têm características diferentes dos fluidos newtonianos, ou seja, tal como a areia movediça têm uma viscosidade que varia conforme a pressão aplicada sobre a matéria. Assim, quando este líquido sofre pressão, fica duro como pedra, mas sem pressão parece água!

O sal de Epsom é, na verdade, de sulfato de magnésio, MgSO4, que contém o cátion magnésio. Isso significa que quando acrescentamos esse sal na água, ela fica dura. A água mole é a sem esse sal.

Ele ajuda a hidratar os fios, tirar a oleosidade, reparar as pontas, além de muitas outras coisas que falaremos ao longo desse post. A receita de hidratação com maizena é super simples de fazer e traz um resultado incrível para os seus fios, que ficam ainda mais brilhantes e macios.

Fécula de batata, polvilho, e farinha de araruta são algumas opções. Confira a lista completa. O amido, também chamado de fécula, é um carboidrato encontrado em alimentos vegetais como o milho, a batata, o arroz e o trigo.

Como o próprio nome diz, o amido de milho é derivado do milho. O milho é dividido em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para fazer o amido de milho, apenas a endosperma é utilizada, onde estão concentrados o amido e a proteína. Depois, essa parte é moída até chegar à consistência semelhante ao talco.

Uma porção de 100g do alimento é composta por 86,3g de carboidratos, 0,64g de proteínas, 0,3g de gorduras, 0,74g de fibras, além de outros componentes como cálcio, ferro, sódio e magnésio — em poucas quantidades. A parcela de carboidratos presente no amido de milho é bem grande em comparação às dos outros nutrientes.

Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.

Classificação dos Fluidos Não Newtonianos:
Em outras palavras, enquanto os Fluidos Newtonianos apresentam a variação de tensão linear à sua deformação, cada grupo de Fluido Não Newtoniano apresenta um comportamento específico para a variação de tensão em função da deformação.

Os fluidos Newtonianos são aqueles para os quais a viscosidade dinâmica (µ) é independente da taxa de deformação (gradiente de velocidade), isto é, a viscosidade na expressão da lei de Newton é uma constante para cada fluido Newtoniano, a uma dada pressão e temperatura.