Qual é a diferença entre antisséptico e desinfetante?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Anti-séptico: agente que inibe ou mata microrganismos em tecidos vivos incluindo pele, cavidade oral e feridas abertas. Desinfetante: produto que mata todos os microrganismos patogênicos em objetos e superfícies inanimadas, mas não necessariamente todas as formas microbianas esporuladas.

Ele explica que o antisséptico é um produto utilizado na superfície do corpo para interromper e impedir o desenvolvimento de bactérias e vírus. Pode ter diferentes características: fungicida (contra fungos), virucida (contra os vírus), bactericida (contra bactérias) ou esporicida (contra os esporos).

Alguns dos antissépticos mais utilizados são: Álcool 70% Solução alcoólica de clorexidina (0,5%) Solução aquosa de clorexidina (0,2%)

Água oxigenada, antimicótico, spray antisséptico e água boricada são alguns exemplos desse tipo de produto utilizados no tratamento de feridas. O álcool em gel também é considerado um antisséptico, mas sua função é higienizar, principalmente, as mãos.

O desinfetante é umproduto de limpeza formulado para eliminar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, presentes em superfícies e objetos. Ele é especialmente indicado para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas de maior circulação, onde a higiene é essencial.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 1.1. Enxaguante com bicarbonato de sódio e óleos essenciais.
  • 1.2. Enxaguante bucal com vinagre.
  • 1.3. Enxaguante com limão e canela.
  • 1.4. Enxaguante bucal de ervas.
  • 1.5. Enxaguante simples com óleos essenciais.

Indicado para infecções cutâneas, ferimentos, queimaduras, curativos pós-operatório e ulcerações. Pode ser usado também para antissepsia das mucosas (oral e vaginal).

Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1.

Hipoclorito de sódio

Hipoclorito. Eficácia, baixo custo e facilidade de fabricação tornam os hipocloritos os desinfetantes mais amplamente utilizados. Hipoclorito de sódio é o composto mais comum e é um desinfetante ideal, pois é um oxidante forte.

Entre as opções mais comuns, estão aquelas à base de álcool etílico e cloro ativo, conhecido como água sanitária. Também há outros ingredientes que podem entrar na fórmula, e alguns deles são bem perigosos se manuseados incorretamente.

Compartilhe

  • Extratos orgânicos naturais das plantas Aroeira (Adstringente e Cicatrizante);
  • Hortelã (Antimicrobiana e Antisséptica);
  • Eucalipto (Expectorante e Anti-inflamatória);
  • Melaleuca (Desintoxicante e Fungicida).