Quem tem artrite reumatoide tem algum benefício?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Embora a artrite reumatoide não seja uma condição que, por si só, justifique a concessão do BPC/LOAS, mas por se uma doença inflamatória crônica e autoimune, podendo causar limitações incapacitantes que pode tornar uma pessoa elegível para concessão do benefício.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou benefício assistencial.

Assim como outras doenças incapacitantes, é possível sim conseguir o benefício e se aposentar por artrite ou artrose.

Auxílio doença artrite, precisa de qualidade de segurado:
Sim, independentemente do período de carência ou não, será necessário você possuir qualidade de segurado na data em que você ficou incapacitado, ou se foi acidente na data do acidente que lhe deixou incapacitado ou com alguma sequela.

Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue. Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide.

AGORA É LEI: PESSOAS COM ARTRITE SÃO INCLUÍDAS NA LEI DE ACESSIBILIDADE. O diagnóstico de artrite agora é enquadrado como deficiência física.

Fique atento:

  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações.
  • Rigidez matinal, que pode durar horas.
  • Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides)
  • Fadiga, febre e perda de peso.

A partir de 13/11/2019, a média aritmética simples de 100% (cem por cento) dos seus salários de contribuição passou a ser considerada no cálculo do auxílio-doença, e não mais os 80% (oitenta) como era feito antes da Reforma da Previdência.

Álcool e tabagismo
O tabagismo pode piorar os sintomas da doença e tornar o tratamento mais difícil. Além disso, tanto o tabagismo como a inflamação crônica causada pela artrite aumentam o risco cardiovascular, ou seja de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).

Crônica e progressiva, a doença se caracteriza pelo surgimento de cicatrizes no tecido dos pulmões, fazendo com que se tornem mais rígidos, o que dificulta a respiração e provoca sintomas como falta de ar e tosse seca. Nos casos mais graves pode ser necessário passar por um transplante de pulmão.

Dentre as doenças reumáticas mais comuns, incapacitantes para o desempenho de atividades laborais, está a artrite reumatoide.