Qual é a função do Kiwi?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O kiwi é rico em nutrientes como vitamina C e K, potássio, folato e fibras, além de conter poucas calorias. Além disso, ele é um ótimo alimento para manter o funcionamento do intestino em dia e aumentar a sensação de saciedade.

Não existe uma dose diária recomendada para o consumo de kiwi, mas numa alimentação completa, variada e equilibrada propõe-se a ingestão de 3 a 5 porções de fruta, sendo que uma porção corresponde a cerca de 160g (2 kiwis médios).

O kiwi pode ser consumido com ou sem casca, ao natural ou usado em receitas, como sucos, picolés, mousses ou geleias.

Por conter grande quantidade de antioxidantes, dentre eles a vitamina C, o kiwi garante uma pele mais jovem e bonita. Esses componentes neutralizam os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

A textura de “pelinhos” da casca faz com que a maioria das pessoas sintam aversão ao consumo dessa parte da fruta; no entanto, é importante destacar que a casca do kiwi é possui diversos benefícios para a saúde. Cheia de nutrientes, a casca do kiwi se destaca por ser rica em vitamina C.

Faz mal comer kiwi à noite? Muitíssimo pelo contrário: comer kiwi melhora a qualidade do sono. Isso porque alguns nutrientes da fruta estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que ajuda também na regulação do sono.

Consumir a fruta antes de dormir também é indicado por nutricionistas. A especialista em dietas e nutrição Jaime Bachtell-Shelbert acredita que o lanche ideal para consumir antes de ir para a cama é “uma comida pequena, inteira e rica em nutrientes”, exatamente como o kiwi.

Todavia, o país não é autossuficiente na produção de kiwi. Nesse sentido, mais da metade do fruto comercializado advém de outros países, como a Nova Zelândia, o que faz com que seu preço seja alto.

Um estudo apresentado ano passado na American Heart Association mostrou que comer três kiwis por dia pode diminuir a pressão arterial. A pesquisa incluiu 188 homens e 55 idosos, com leve alteração arterial. Eles foram instruídos a comer três kiwis por dia, ou uma maça por dia, por oito semanas.

Outro benefício se dá pela ação dos polifenóis e carotenoides, que atuam contra as doenças e no enriquecimento da alimentação. Suas sementes têm ação antimicrobiana e antifúngica. Para aproveitar melhor seus nutrientes, a melhor forma de consumi-lo é in natura.

O kiwi Jingold é uma fruta muito aquosa (cerca de 85% de seu peso é água), portanto seu teor de açúcar é baixo e, além disso, contém muita fibra, o que não só é bom para o intestino, mas também tem um efeito saciante que é útil em dietas de emagrecimento.

As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço.