Qual vitamina mais potente?

Perguntado por: aborges . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Vitamina D

Os tecidos por toda parte do seu corpo convertem calcidiol em calcitriol. O calcitriol, ou Vitamina D ativa, é o hormônio esteroide mais potente do corpo humano. É ativo em quantidades medidas em pico gramas ou 1/1.000.000.000.000 de um grama.

Não existem vitaminas mais poderosas que outras. Vitamina é um composto necessário ao bom funcionamento do organismo, mas que o corpo não consegue produzir por si. Vitamina não é um aditivo para por o corpo a funcionar melhor que o normal.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Glutationa (GSH)

Glutationa (GSH)
A glutationa é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. O que faz dela ser tão especial é que é encontrada no interior das células e tem a capacidade única de potencializar a ação de outros antioxidantes, como vitaminas C e E, coenzima Q10 e ácido alfalipóico.

Vitamina D

Vitamina D
No entanto, alguns estudos de caso têm mostrado que a falta desse nutriente também pode estar por trás da fadiga crônica. Um homem de 61 anos [5] e uma mulher de 28 anos de idade [6] norte-americanos apresentavam falta de energia e seus exames indicaram baixos níveis de vitamina D.

Dito isso, as vitaminas do complexo B, podem ser boas aliadas quando se está em busca de saber qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental. Outra conexão importante entre as vitaminas B com a fadiga é a anemia.

A deficiência de vitamina D também pode ser uma entre tantas razões para explicar a sua falta de disposição. Apesar de ter seu papel na absorção de cálcio como o grande destaque, ela também é muito importante quando falamos em saúde mental.

Ácido ascórbico ou vitamina C atua diretamente na produção de energia pelo metabolismo, atuando na produção de carnitina, que compõe tecidos musculares e fornece combustível para eles, além de participar da formação e regeneração de outros tipos de células no organismo.

Frutas e vegetais são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes que desempenham um papel importante na produção de energia e combate à fadiga. Por exemplo, frutas cítricas (laranja e limão) e kiwi são ricas em vitamina C, que auxilia na absorção de ferro e na produção de energia.

C

Os antioxidantes mais conhecidos são as vitaminas A, C e E, que têm a capacidade de atrasar e até de inibir a oxidação celular, que é um processo natural que acontece em nosso corpo, e de auxiliar na regulação de radicais livres.

Mirtilos

#1 Mirtilos. Os mirtilos são um dos mais potentes agentes de combate à oxidação que temos na natureza. Além deste enorme benefício, ainda nos oferecem vitamina A e C, e flavonoides como a quercetina e antocianidina.

cúrcuma

A cúrcuma é excelente para o cérebro e ajuda no tratamento de doenças como depressão e estresse. Rica em nutrientes como as vitaminas A, B, C e D e minerais como o ferro e o magnésio, ela também é um potente antioxidante e atua no combate aos radicais livres.

Suplementos para dar energia e disposição: Addera + Energia

  • vitamina D, para a saúde dos ossos e o fortalecimento dos músculos;
  • cafeína, proporcionando um maior foco e concentração aos afazeres;
  • e vitaminas do complexo B, como a riboflavina, para garantir o bom funcionamento do metabolismo energético.

O nosso organismo passa a utilizar imediatamente as vitaminas e os minerais consumidos e em poucos dias (entre 3 a 7 dias) os benefícios já poderão ser sentidos. E mais, dependendo do nível da carência destes nutrientes em nosso corpo, os resultados poderão ser ainda mais expressivos!

Para amenizar esses efeitos, Gerchman indica o consumo de água e demais líquidos frios e gelados, como sucos e isotônicos, de maneira constante ao longo do dia, banhos refrescantes e a ingestão de alimentos leves e adequados para a estação, como verduras, legumes e frutas.

Estudos sobre as Vitaminas B6 e B12
Foram analisados cerca de 300 pacientes e descobriram que foi possível reduzir a ansiedade, o que induz também à uma redução da depressão. Esses pacientes ingeriram porções específicas das vitaminas e após 30 dias realizaram alguns testes.