Quais são os 4 tipos de técnicas de lavagem das mãos?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o termo engloba a higiene simples, a higiene antisséptica, a fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica e a antissepsia cirúrgica das mãos.

Existe uma técnica correta para que a lavagem das mãos seja eficiente na prevenção e controle de doenças e ela deve abranger todas as partes da mão como palma, dorso, entre os dedos, punhos e unhas: Retirar anéis, pulseiras e relógio. Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar-se à pia.

Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

Conheça 7 tipos de higienização hospitalar

  1. 1- Descontaminação hospitalar.
  2. 2- Desinfecção hospitalar.
  3. 3- Limpeza Preparatória.
  4. 4- Limpeza Concorrente.
  5. 5- Limpeza Especial.
  6. 6- Limpeza Mecanizada de Piso.
  7. 7- Limpeza Terminal.

Segundo a OMS, a lavagem das mãos com água e sabão de forma correta, demora entre 40 a 60 segundos, ou seja, é aproximadamente o tempo de cantar um “parabéns para você“.

A higienização é feita obedecendo a duas etapas: limpeza e sanitização. Na etapa de limpeza é feita a remoção dos resíduos orgânicos e minerais presentes nas superfícies, e na sanificação é feita a redução da carga microbiana em níveis satisfatórios, havendo eliminação dos micro-organismos patogênicos.

- Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo um movimento circular e vice-versa; - Quando estiverem secas, suas mãos estarão seguras. ATENÇÃO! Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente.

Enxaguar abundantemente as mãos para remover resíduos de sabonete líquido e sabonete antisséptico; 2. Friccionar as mãos até a completa evaporação da preparação alcoólica; 3. Secar cuidadosamente as mãos após lavar com sabonete líquido e água; 4. Aplicar regularmente um creme protetor para as mãos (uso individual).

QUEM DEVE HIGIENIZAR AS MÃOS: Todos os profissionais que estão em contato direto ou indireto com os pacientes, que manipulam medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.

Aplique na palma da mão quantidade. suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante). espaços interdigitais. mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.

Como funciona a limpeza terminal?

  1. Limpar do mais limpo para o mais sujo;
  2. Realizar a higienização da esquerda para a direita;
  3. Limpar sempre de cima para baixo;
  4. Higienizar do mais distante para o mais próximo.

LIMPEZA TERMINAL: é o processo de limpeza que ocorre em todas as superfícies horizontais e verticais de diferentes dependências, incluindo parede, vidros, portas, pisos etc. No piso, a limpeza é mais completa quando comparada à concorrente, sendo realizada através de máquina.

São três tipos de limpeza: concorrente, terminal e de manutenção.

Na limpeza são removidas substâncias mais aparentes de pisos, objetos e superfícies, como poeira, gordura, areia e outros detritos. Já a higienização é a remoção de vírus, bactérias e agentes nocivos à saúde, com uso de substâncias específicas, que farão a desinfecção do ambiente.