Quem tem artrite deve evitar?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A alimentação para esse tipo de artrite deve incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, no entanto é importante evitar o consumo de alimentos que possam aumentar a concentração de ácido úrico circulante, como por exemplo as carnes vermelhas, fígado, coração e ingestão de bebidas alcoólicas.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

Alimentos ultraprocessados, como fast foods, cereais matinais e assados, contêm grãos refinados, adição de açúcares, conservantes e outras substâncias potencialmente inflamatórias que podem exacerbar os sintomas da artrite.

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.

Confira algumas estratégias para ajudá-lo a aliviar as articulações doloridas e permanecer ativo.

  1. Alimentação. O que você come pode ter uma conexão direta com alívio da dor nas articulações. ...
  2. Suplementos. ...
  3. Atividades físicas. ...
  4. Terapia de calor ou gelo. ...
  5. Injeções de ácido hialurônico.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Picos nos níveis de açúcar no sangue levam ao seu corpo produzindo substâncias químicas pró-inflamatórias conhecidas como citocinas. Eles podem piorar os sintomas da artrite reumatóide. Carboidratos simples, como lanches açucarados, bebidas, macarrão branco e pão, muitas vezes levam a esses picos de açúcar.

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

Há alimentos que podem ajudar a aliviar dores provocadas pela doença, como: semente de linhaça; nozes; abobrinha; couve; lentilhas; bananas; pimentão. Além desses, você também pode incluir na alimentação: Peixes: o ômega-3 presente nos peixes ajuda a regular o sistema imunológico, apresentando ação anti-inflamatória.

Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.

Crônica e progressiva, a doença se caracteriza pelo surgimento de cicatrizes no tecido dos pulmões, fazendo com que se tornem mais rígidos, o que dificulta a respiração e provoca sintomas como falta de ar e tosse seca. Nos casos mais graves pode ser necessário passar por um transplante de pulmão.

Você já ouviu falar por aí que o paciente com Artrite Reumatóide não pode tomar leite? Se sim, saiba que essa informação é falsa! Esse mito surgiu por considerar que o leite é um alimento inflamatório, que seria prejudicial para a saúde do paciente.

Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue. Cerca de 80% dos pacientes com artrite reumatoide têm uma proteína circulando no sangue chamada de fator reumatoide.

Confira 3 Sucos de frutas para combater a artrite reumatóide

  • Suco de abacaxi. Benefício: É uma rica fonte de bromelina, vitamina C e manganês, tendo ação anti-inflamatória e diurética, que ajuda a diminuir as dores e o inchaço. ...
  • Suco de cereja. ...
  • Suco de morango com melancia.

Se você tem artrite reumatóide, é melhor repensar este hábito. O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, sendo uma grande fonte de compostos bioativos benéficos à saúde. Porém, esses benefícios podem não ser para todos. Vale lembrar que todo excesso pode ser prejudicial à saúde.

Peixes como salmão, sardinha e atum são exemplos de alimentos que melhoram os sintomas da artrite reumatoide. Esses alimentos são ricos em ácidos graxos ômega-3, como o EPA e o DHA, com propriedades antiinflamatórias que podem ajudar a reduzir a dor e a rigidez nas articulações.