Qual é a diferença de lugar e não lugar?

Perguntado por: ijaques9 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

O lugar, de acordo com a abordagem da “modernidade”, integra o antigo e o moderno. Os não-lugares, pelo contrário, não são espaços de reunião e não constroem referências comuns para um grupo. Os não-lugares são produzidos pela "super modernidade", outro conceito desenvolvido por Marc Augé.

Se o lugar nos fornece um sentido, uma identidade e uma história, os "não-lugares", conceito cunhado por Augé (1994), são espaços nos quais não estão simbolizadas nem identidade, nem relação, nem história.

Os "não lugares" são espaços multifuncionais, cujo objetivo é possibilitar a cada um fazer cada vez mais coisas em um mesmo espaço. São espaços para consumir, e para criar "novas necessidades" (publicidade, informação). São eles que caracterizam a sobremodernidade 6.

O `não lugar´ é aquele espaço que nós ocupamos temporariamente, como as vias aéreas, ferroviárias, rodoviárias, os aviões, trens, ônibus, aeroportos, estações, cadeias de hotéis, parques de lazer e assim por diante.

O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão 'lugar' é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados.

No âmbito da Geografia, existem várias definições para a expressão lugar. No entanto, o conceito mais aceito e que pode ser mais bem utilizado em sala de aula é o que diz que o lugar corresponde ao espaço percebido pelo homem, também aquele local que remete a boas sensações e que possui um significado afetivo.

Não lugares é o termo que Marc Augé emprega para designar um espaço de passagem incapaz de dar forma a qualquer identidade. Para trabalhar com o conceito de não lugares, Augé inicia sua obra discutindo como a Antropologia analisa e interpreta a sociedade atual.

Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.

O lugar é onde existe a afetividade, ou seja, se materializa o seu jeito de ser, a sua cultura e costumes. Exemplo de espaço geográfico (lugar): sua casa e seu quarto. Porém, há também os lugares artificiais como os shoppings, por exemplo. São lugares artificialmente criados para os indivíduos se sentirem bem.

Resposta verificada por especialistas
Lugar é um Lugar ou local, de forma geral, é uma porção do espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo homem através de seus sentidos. Lugar é uma parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com uma paisagem.

Lugar é uma localização onde existe um espaço que esteja registrado como território que está presente ou situado em alguma região. exemplo de lugar é cidades, montanhas, pântanos, florestas entre outros lugares em que existe um registro geográfico.

A região é uma classificação do espaço por meio de características comuns que facilitam a administração regional. O lugar é a categoria de análise mais subjetiva da Geografia e está atrelado ao sentimento de pertencimento a determinado espaço por parte do ser humano.

Ambas as palavras provêm do latim "locále-", mas lugar emprega-se geralmente como substantivo e local como substantivo ou adjectivo. Como adjectivo, local diz respeito a um lugar. Como substantivo masculino, significa sítio, lugar, localidade.

Como o objeto da geografia é o espaço (geográfico), o contexto estudado é chamado de lugar. Assim, o lugar, diferente de outros conceitos, não possui uma demarcação completamente definida, é marcado pela interação humana como o ambiente a partir da cultura, costumes e relações de pertencimento.

Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.

Lugar físicos: 1 espaços, locais, sítios, zonas, superfícies, recintos, bandas, áreas, regiões, territórios, localizações, paragens, terras, cantos, localidades, extensões, níveis, graus, livéis.