Qual a pena para o tráfico de drogas?

Perguntado por: dquarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

de 5 a 20 anos

33 da Lei nº 11.343/06, prevê pena de reclusão de 5 a 20 anos, além de multa, para quem praticar qualquer das ações relacionadas à comercialização de drogas, como importar, exportar, fabricar, vender, oferecer, transportar, remeter etc.

Assim, nos casos de tráfico de drogas, a pena de reclusão, atualmente fixada em até 5 anos, passará a ser de 5 a 15 anos, acrescida de 500 a 1.500 dias-multa.

Lei 11343, de 2006: Lei de Drogas. O dispositivo legal institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Esse sistema estabelece as políticas públicas para o enfrentamento da questão das substâncias de uso proscrito (proibido) no Brasil.

A resposta é depende. O Brasil não possui critérios objetivos referentes à quantidade. Não está escrito na lei: você pode portar até tantos gramas de maconha que não será tráfico.

A fiança não poderá ser concedida nos casos de crimes de racismo, tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo, hediondos e cometidos por grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

7 maneiras de tirar alguém da cadeia

  1. Relaxamento da prisão. Diz-se que a prisão deve ser relaxada quando ela é ilegal. ...
  2. Revogação da prisão preventiva e liberdade provisória. ...
  3. Desclassificação do crime. ...
  4. Absolvição. ...
  5. Progressão e harmonização de regime. ...
  6. Cumprimento da pena. ...
  7. Revisão criminal.

Segundo a lei, o juiz poderá reduzir a pena do traficante de um sexto a dois terços se ele for primário, tiver bons antecedentes e não se dedicar à atividade nem à organização criminosa.

Não, o Pacote Anticrime não tem o poder de tirar a caracterização de delito equiparado a hediondo do tráfico de drogas. Por isso não é verdade que o tráfico de drogas não é mais hediondo.

Em conformidade com a legislação, são considerados crimes hediondos: Tráfico de drogas. Tortura. Terrorismo.

Aqueles que não admitem pagamento de fiança para soltura do preso. São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.