Como saber o valor do meu auxílio-doença?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

O valor do auxílio-doença é calculado com base na média salarial do segurado, considerando as contribuições realizadas ao INSS. É importante compreender as regras e critérios utilizados pelo INSS para o cálculo e concessão do benefício, bem como a importância de um advogado previdenciário nesse processo.

A partir da vigência da Reforma (13/11/2019), a média aritmética simples de 100% dos seus salários de contribuição passou a ser considerada no cálculo do auxílio-doença, e não mais os 80% como era feito antes da Reforma. Consequentemente, todos os seus salários vão ser considerados na hora de calcular seu benefício.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

45 dias

Na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), esses 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício. Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.

COMO RECEBER AUXÍLIO-DOENÇA | AUXÍLIO-DOENÇA AGENDAMENTO
Há três formas: você deve preencher um requerimento e agendar a perícia médica pelo site: meu.inss.gov.br, através do aplicativo ou pelo telefone 135. É nessa consulta que o médico do INSS vai comprovar a doença e liberar o benefício.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.

Como ocorre a indenização do benefício? Quando o segurado tem o seu auxílio-doença negado e deseja solicitar o retroativo, o primeiro passo é reunir toda a documentação médica do período da incapacidade passada e atual para que seja possível receber o benefício retroativo.

De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição.

um horário específico para o pagamento geralmente. esse pagamento ocorre no início da manhã entre. as 6 e 8 horas da manhã mas isso varia de banco para banco geralmente por exemplo a Caixa Econômica Federal.

O pagamento de benefícios do INSS acontece nos primeiros e últimos cinco dias úteis de cada mês. A data em que você recebe depende do valor e do penúltimo número do seu NB (Número do Benefício), aquele que vem antes do dígito.

SIM! É possível a cumulação de benefício previdenciário com bolsa família. Entretanto, é preciso observar se a renda per capita no seu CadÚnico estiver dentro do limite permitido para o programa. Caso você cumpra os requisitos de renda familiar do Bolsa Família, tem direito a ambos os benefícios.

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

Para acessar todas as informações do seu pedido de auxílio doença, basta verificar as atualizações do INSS pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

Quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo terceiro pago em duas parcelas que são depositadas na conta do segurado juntamente com o seu benefício sempre de acordo com o número final do benefício.

Consulta online
O segurado pode saber o resultado da sua perícia do INSS pela internet, no site oficial da Previdência Social. A consulta pode se dar de duas formas. Ambas informam a situação do benefício e dados do exame feito pelo perito. A primeira é o acompanhamento do pedido de aposentadoria.