Qual o prazo para receber a carta de concessão do INSS?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Até 30 dia

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

A carta de concessão é emitida automaticamente e enviada para o endereço cadastrado do beneficiário quando a solicitação do benefício é deferida no INSS. Para saber se seu pedido foi aprovado, basta acompanhar o processo pelo portal Meu INSS.

30 dias

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na sua carta de concessão.

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

60 dias

Caso você tenha optado pelo saque via cartão previdenciário "INSS", o saque do benefício deve ser obrigatoriamente realizado dentro do prazo de validade da parcela determinado pelo INSS, que em geral ocorre até o final do mês seguinte ao da sua disponibilização (aproximadamente 60 dias).

Basta acessar o site e ou aplicativo Meu INSS com CPF e senha, em seguida, buscar pela aba “Carta de concessão” e clicar. Ao abrir, o documento poderá ser visualizado e salvo em seu celular ou computador.

Nas opções da tela inicial, escolha “Carta de Concessão”. Ela vem logo após do item Certidão por Tempo de Contribuição (CTC). Se a carta tiver sido emitida, você poderá visualizá-la diretamente na tela. Então, é só salvar no seu computador e imprimir uma cópia.

A carta de concessão é um documento emitido e enviado pelo INSS quando ele fornece um determinado benefício ao trabalhador. Exemplo: nos casos em que o trabalhador fica doente e não está mais apto a trabalhar ou comparecer no local de trabalho, ele acaba solicitando o auxílio-doença.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Fazendo login no site do Meu INSS; Acessando o aplicativo Meu INSS; Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Central 135: nesse caso, é necessário fazer a solicitação do número, após informar dados de identificação; Agência do INSS: o atendimento é feito mediante agendamento por telefone ou Meu INSS. Na data agendada, é possível solicitar o número.

Assim, fique atento: a data de concessão do benefício nada mais é do que a data que o benefício foi deferido, ou seja, implantado no sistema. Esta data é totalmente irrelevante para fins de cálculo.

Como saber quando vou receber? Para consultar a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço.