O que acontece se eu não passar na perícia do INSS?
É sabido que o INSS nega mais de 60% dos benefícios por incapacidade, se o beneficiário não passa na perícia, ele tem dois caminhos: Pedido de reconsideração e Recurso administrativo. Continue conosco, pois vou te explicar cada um deles. Confira.
O que acontece se for reprovado na perícia do INSS
Depois de ter sua perícia inicial negada no INSS, você poderá optar por fazer um recurso administrativo. Assim que você tomar ciência do resultado da sua avaliação, o prazo para você fazer um recurso administrativo será de até 30 dias.
Quando não passa na perícia do INSS o que devo fazer
Quando o benefício é negado pelo parecer contrário da perícia médica, normalmente a melhor solução é fazer o pedido judicial. Isso, claro, se o segurado discordar do entendimento do INSS e possuir documentos médicos capazes de comprovar suas alegações. Valem atestados, receitas e exames médicos.
O que reprova na perícia médica do INSS
Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A função do perito é verificar se você tem direito ao benefício, evitando que possa haver possíveis fraudes.
Quando a perícia é negada quem paga
Se o médico da empresa não liberar o empregado para trabalhar, e o INSS não conceder o auxílio-doença, a empresa continua sendo obrigada a pagar os salários desse empregado.
Porque os médicos do INSS nega benefício
Não ter a incapacidade temporária para o trabalho é um dos principais motivos de negativa de benefícios pelo INSS. Em relação a essa negativa, muitos segurados reclamam dos peritos do INSS que, durante a perícia médica, não fazem exames, não conferem os documentos e muitas vezes sequer olham para eles.
O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença
Possuir a assinatura do profissional, conter o carimbo de identificação com o registro do Conselho de Classe; Conter o CID ou as informações sobre a doença; Previsão do tempo estimado de repouso devido ao problema de saúde.
O que os peritos do INSS avaliam
A perícia médica do INSS é um exame realizado por um perito médico, que irá analisar as condições de saúde do indivíduo e como afetam sua vida social e profissional, para decidir se ele tem direito a um benefício previdenciário ou não.
O que aparece quando a perícia é negada
Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS; Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo; Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”; Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não.
Quando o INSS nega o benefício quem paga o salário
Como o trabalhador não está recebendo o benefício previdenciário, significa que ele não está com o contrato suspenso, sendo então responsabilidade do empregador o pagamento dos salários.
O que não falar na perícia médica do INSS
Sempre que for responder alguma pergunta do perito do INSS, lembre-se que ele quer saber se você pode ou não trabalhar. Por isso, evite falar da doença propriamente dita, mas procure falar de como essa doença o está incapacitando para realizar o seu trabalho habitual.
Como se sair bem em uma perícia
Dicas para se sair bem na perícia médica
- 1 – Solicite um atestado ao seu médico. ...
- 2 – Não chegar atrasado. ...
- 3 – Apresentar toda a documentação. ...
- 4 – Foque na doença e no impacto que ela traz. ...
- 7 – Haja com educação.
Quando dá indeferimento da perícia tenho que voltar a trabalhar
Portanto, o segurado que tem o auxílio-doença negado pode retornar ao trabalho enquanto espera a decisão judicial. E, mesmo assim, pode receber o auxílio-doença retroativo deste período.
Quando vc volta do INSS a empresa pode te mandar embora
Pois, o empregador não pode demitir o trabalhador enquanto estiver usufruindo do benefício previdenciário.
Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia
Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.
O que o INSS não pode fazer
Neste artigo, abordaremos 3 coisas que o INSS não pode fazer: o indeferimento de requerimentos por falta de documento, a suspensão ou cancelamento de benefícios sem o devido contraditório e ampla defesa, e a implantação indevida de benefícios concedidos judicialmente.