Como saber o andamento do meu recurso no INSS?
Informe os dados solicitados, conclua sua solicitação e então acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção do serviço “Recurso” > “Consultar Andamento” ou pelo endereço eletrônico consultaprocessos.inss.gov.br.
Quanto tempo demora para sair o resultado de um recurso no INSS
Neste processo, a Previdência tem até 85 dias para dar uma resposta. Esse período é contado a partir do dia em que o seu recurso for protocolado. Caso o órgão não dê resposta até esse prazo máximo, então é possível fazer uma reclamação formal na ouvidoria pelo site ou pelo telefone do INSS 135.
Como saber a data do julgamento do recurso do INSS
A maneira mais fácil de fazer isso é ligar para a Central Telefônica do INSS, no número 135. Sendo assim, você vai descobrir através do servidor do INSS se o seu recurso foi deferido pelo CRPS ou não. Outra maneira de ver o resultado é por meio do próprio site do INSS, na Consulta de Processos do Recurso.
Como faço pra ver se o benefício foi aprovado
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
Quais são as etapas de um recurso do INSS
De forma resumida, as etapas de um recurso são as seguintes:
- Protocolo do recurso;
- Reconsideração da decisão pelo próprio INSS ou, caso contrário, apresentação da defesa (contrarrazões);
- Envio do recurso ao órgão que vai julgá-lo (JR, CAJ ou CP);
- Definição do dia do julgamento (pauta);
- Sessão de julgamento.
Porque o INSS demora tanto para analisar um recurso
Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.
Quanto tempo demora um processo de recurso
Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.
O que significa quando o processo está no CRPS
Sabe o que significa? Acontece que, apesar do recurso ser protocolado perante o próprio INSS, quem julga não é CRPS. Portanto, seu processo precisa ser enviado a ele. Então, quando esta “movimentação” é realizada, surge a informação de que os autos foram encaminhados ao CRPS.
Como consultar um processo que está no CRPS
Lembrando que a consulta ao andamento também pode ser feita pela central 135.
O que é um benefício em análise
Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.
O que significa quando o INSS fala que o processo foi concluído
Após ter o benefício concedido, o primeiro pagamento do benefício será realizado em um período que pode variar de 30 a 90 dias. E no primeiro pagamento o novo segurado deverá comparecer à agência bancária, que está determinada na carta de concessão, para receber o valor do benefício.
O que vem escrito na carta de concessão do INSS
Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.
O que precisa para acelerar o recurso do INSS
Para acelerar o processo de análise e aprovação da revisão, é importante enviar a documentação completa e correta ao INSS. Além disso, é possível acompanhar o andamento do processo pelo site ou aplicativo Meu INSS, evitando atrasos por falta de informação.
O que vem depois do recurso do INSS
Após o protocolo do recurso, o INSS irá processá-lo, realizar uma nova análise do caso e emitir uma nova decisão. Caso o segurado não concorde com essa nova decisão, ainda é possível recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) para obter uma decisão final sobre o caso.