Porque está demorando tanto a análise do INSS?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
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De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

Entrar em contato com o INSS: Se o prazo legal para a análise do requerimento já tiver sido ultrapassado, é recomendável entrar em contato com o INSS para obter informações sobre o motivo da demora. Você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS ou agendar um atendimento presencial.

90 dias

Por meio desse novo acordo, o INSS passou a ter, na maioria dos benefícios previdenciários, o prazo máximo de 90 dias para analisar o requerimento de benefício feito pelo segurado. Em regra, quanto mais urgente for o caso, mais rápido será a análise.

É possível reclamar na Ouvidoria do INSS pelo telefone 135, site do Ministério da Economia, de modo presencial ou por correspondência. Veja o passo a passo: TELEFONE: ligue para o número 135 e aperte a tecla 4 ou a tecla * (estrela) para denúncia anônima.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

Você deve ir até o Meu INSS para saber o resultado da sua aposentadoria.

A situação pode ser resolvida com o agendamento do serviço “Acerto pós-perícia” pelo telefone 135.

Qual o WhatsApp do INSS? Não. O INSS não tem nenhum nenhum número de WhatsApp para atendimento ao público. Os únicos canais para contato do órgão são as agências, a Central 135 e as plataformas online do Meu INSS.

Abrir uma reclamação no CNJ (clique aqui); Ajuizar um mandado de segurança (se preciso for, fale com seu advogado) e; Se nada resolver, estudar a possibilidade de ajuizar uma ação indenizatória contra o Estado, principalmente caso a demora do processo traga prejuízos.

é uma sentença negativa para o INSS nesse caso dentro do processo Porque o juiz está vendo que o INSS não tem interesse algum de se manifestar ou avaliar realmente a situação de segurado no caso de uma incapacidade então perde quem não se manifestou.