Qual a parte do porco que faz o bacon?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.

“Bacon é o produto cárneo obtido da parede torácico-abdominal de suínos, que vai do esterno ao púbis, com ou sem costela, com ou sem pele, com adição de ingredientes, curado, defumado, cozido ou não”, diz o parágrafo segundo da Portaria SDA 748/2023, que passa a definir as regras para produção do bacon.

Bacon – O Bacon é um tipo de carne de porco em que o corte é feito da barriga ou costas do animal, quando se procura um corte com menos gordura.

O Ministério da Agricultura determinou que o bacon tradicional é feito com a barriga do suíno, enquanto os outros cortes (paleta, lombo e costela) devem levar o nome junto da embalagem.

O bacon normalmente é tirado da barriga e do lombo do porco. Essa carne é salgada e depois defumada, e assim é feita essa saborosa carne! O mais interessante é que esse processo de defumar a carne existe há mais de 4 mil anos.

O bacon é um dos produtos mais queridos e apreciados pelo sabor característico. O que pouco se sabe é que ele nada mais é que a versão salgada e defumada do toucinho. Podendo ser consumido como ingrediente principal ou secundário, sua versatilidade é uma de suas maiores vantagens na cozinha.

Curado e defumado

  • bacon: o mais tradicional. É defumado e curado;
  • pancetta: temperada com especiarias e curada, mas não defumada.
  • guanciale: bochecha do porco curada apenas com sal, mas não defumada.
  • lombo canadense: lombo defumado e curado, normalmente encontrado em fatias circulares.

Os principais ingredientes para a fabricação de bacon são a barriga suína, sal, condimentos, nitrito e nitrato – para sua conservação. O processamento da barriga em bacon envolve operações de adição dos ingredientes, homogeneização e cozimento com defumação.

Agora, o único produto que pode ser chamado de “bacon” é o feito de carne de barriga de porco, caso seja feito de outras partes do animal, deve estar especificado na embalagem qual porção foi usada, como por exemplo, bacon de lombo ou bacon de pernil.

Apenas no século XVII que o bacon começou a ser sinônimo do que conhecemos atualmente. Ou seja, um pedaço das costas do porco desidratada com sal e depois defumada. Seja dito, que o bacon vem de “back”, na tradução do inglês significa costas. A receita é dita como inglesa pela Oxford Company to Food.

umbigo

A escolha pelo umbigo é que nesta região ele possui mais gordura que nos outros cortes, o que favorece no sabor e no modo de preparo principalmente da cura do bacon.

E entre bacon e paleta? O toucinho e o bacon vem da barriga do porco – são usados em sopas, caldos e feijoadas. Já a paleta é uma carne de fibras longas, retirada do membro anterior do suíno, próximo ao lombo.

Produto elaborado com a barriga do suíno e defumado de forma natural. Ideal para preparar com feijão ou acompanhar diversos pratos, recheio de carnes e aperitivos e para dar mais sabor aos produtos assados ou cozidos.

Um porco de 110 kg rende 65 kg de carne aproveitável – o resto são ossos e órgãos. Desses 65 kg, podem sair até 10 kg de bacon, 13 kg de presunto, outros 10 kg de lombo e 3 kg de costelinhas, entre outras iguarias suínas.

R$ 40,99

R$ 40,99/Kg
O bacon é um dos ingrediente coringas na cozinha, utilizado em pratos salgados e até mesmo doces.

Bacon é a palavra em inglês para o nosso conhecido toucinho. Ele é a barriga do porco curada e defumada e, para produzi-lo, é necessário bastante tempo. Esse tipo de secagem é feita com sal, que retira a água da carne e a deixa mais firme e com um sabor mais concentrado.