O que posso usar como fermento?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Como substituir o fermento químico em pó? A substituição do fermento segue a mesma lógica da formulação original: misturar bicarbonato de sódio com alguma substância mais ácida que pode ser vinagre branco, suco de limão ou até cremor de tártaro.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Portanto, você deve adicionar ou vinagre, ou suco de limão ou laranja ao ingrediente.

SUBSTITUIÇÃO. A proporção pode variar bastante, mas aqui vai uma sugestão: para cada meia colher de chá de bicarbonato de sódio, acrescente ¼ de colher de chá de suco de limão.

É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: 2 partes de cremor tártaro. 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.

Como o bolo não vai fermento nem gorduras, é comum que ele dê uma abaixada. Isso não afeta o sabor nem sua textura. Outra coisa que você pode acrescentar é algumas gotinhas de essência de baunilha enquanto bate na batedeira. Ficará com aquele sabor incrível!

O fermento em pó vencido também pode ser a solução para limpar inox. O produto consegue deixar a pia da sua cozinha com cara de nova, bem como panela ou chaleiras levemente escurecidas.

É um item muito utilizado por cozinheiros e pode ser confundido com o fermento em pó, afinal os dois têm a função de dar mais leveza e auxiliar no crescimento dos alimentos. Apesar de terem similaridades, os ingredientes não devem ser usados da mesma maneira.

Para que servem
No uso culinário, a principal diferença entre o fermento em pó e o bicarbonato de sódio é o tempo de reação dos dois na massa. O bicarbonato, quando entra em contato com a massa ainda crua, faz o gás carbônico ser liberado na hora. O fermento em pó demora mais tempo para começar a reagir.

O bicarbonato de sódio precisa de um ingrediente ácido para ativá-lo (vinagre ou limão por exemplo). E o fermento em pó é, basicamente, apenas bicarbonato de sódio com o componente ácido já incorporado. De fato, substituir um pelo outro pode ser desastroso.