Quem é diabético pode comer pamonha?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Café com pamonha não faz mal. Porém, o seu consumo não é recomendado para pessoas com diabetes, pois a pamonha é rica em carboidratos, e se o café for adoçado com açúcar, esta combinação torna-se uma verdadeira bomba para este grupo de pessoas.

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food revelou que o consumo de alimentos integrais ricos em fibras, como o milho, pode ser benéfico na prevenção e no tratamento do diabetes tipo 2.

Sim, você pode comer milho se tiver diabetes. O milho é uma fonte de energia, vitaminas, minerais e fibras.

53

No entanto, o alimento possui índice glicêmico de 53. E é considerado um dos alimentos mais nutritivos que existem, pois contém praticamente todos os aminoácidos. O milho é rico em fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo, cálcio e celulose.

Os diabéticos também podem consumir milho como parte integrante do total de carboidratos da dieta. O milho apresenta índice glicêmico e carga glicêmica médios.

Pessoas com diabetes têm mais facilidade em desenvolver complicações nos vasos sanguíneos, e frituras são alimentos que trazem riscos para essa região do corpo. Comidas muito gordurosas e com muita fritura aumentam as chances de entupimento nos vasos sanguíneos, um risco que acaba aumentando para diabéticos.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

E, apesar de ser um quitute, podemos, de forma equilibrada, incluí-lo na dieta! O motivo: tal quitute é energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Milho contém fibras em abundância
Rico em fibras, ele favorece a formação das fezes e facilita o descongestionamento dos resíduos. De quebra, diminui o colesterol no corpo e reduz os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.