Qual a diferença entre não-binário e gênero?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA IDENTIDADE BINÁRIA E NÃO BINÁRIA? O gênero binário separa aqueles que se identificam como homens ou mulheres, simples assim. Gêneros não-binários, no entanto, não se encaixam perfeitamente dentro destes dois padrões e podem ser uma combinação de masculino e feminino.

Ao contrário do não-binário, aquele que se identifica com o gênero binário se vê como homem ou mulher, como alguém do sexo masculino ou feminino. É um tipo comum de sistemas de gênero. Vale lembrar que identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa e não dependem entre si.

A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.

“Não-binário”, “genderqueer” e “gênero não-conformista” são apenas três de muitas palavras com que pessoas fora do binário de gênero se identificam. Outras incluem “terceiro gênero”, “gênero fluído”, “dois espíritos”, “pangênero” e “agênero” – cada uma com suas próprias inflexões.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

“O 'gênero neutro' é também chamado de terceiro sexo, haja vista que isso é comprovadamente inexistente, e a intenção é identificar quem não se reconhece como masculino ou feminino, mudando as letras “a” e “o” de adjetivos e substantivos por algo que se torne neutro, quando senão, utilizam-se “@” e “x” no lugar de ...

Assim, o indivíduo pode se identificar como homem, como mulher, como um ou outra, ou ainda nem como mulher nem como homem. Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero.

Os pansexuais podem sentir atração por pessoas, independentemente do gênero ou do sexo biológico. Isso quer dizer que podem se relacionar com pessoas de diferentes gêneros (homens, mulheres, transgêneros, etc) ou orientações sexuais (homossexuais, bissexuais, pansexuais, etc.).

Uma pessoa gênero-fluido abraça aspectos da masculinidade e da feminilidade. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.”

Ambientes hétero-cis-normativos são aqueles onde as normas, as expectativas em relação às pessoas, giram em torno de comportamentos heterossexuais (que as pessoas tenham relacionamentos afetivos e sexuais com alguém do sexo oposto) e cis (ou seja, que a identidade de gênero das pessoas coincida com o sexo biológico de ...

Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero. Isso significa que a pessoa não binária não se identifica necessariamente como homem ou mulher, podendo assumir um gênero neutro, transitar entre os gêneros ou mesmo mesclá-los (dentre outras possibilidades).

Genderqueer (em inglês: queer de gênero, gênero cuir/kuir ou gênero-queer) é uma categoria abrangente para identidades de gênero que não estão relacionadas apenas a identidades masculinas ou femininas, estando fora do binário e da cis-normatividade de gênero.

Diferença entre queer e não binário
O termo guarda-chuva queer abarca também pessoas de gênero fluido. Para a Teoria Queer, o gênero não é um dado biológico, mas sim uma forma sociológica imposta, com base na qual os indivíduos demonstram suas subjetividades, ou seja, aquilo que sentem.

A partir da década de 80, os estudos de gêneros passaram a abordar uma vertente que não incluía somente masculino ou feminino. Desde então, conforme especialistas consultados pela BBC News Brasil, surgiu o termo não-binários - também denominado por estudiosos como 'genderqueer'.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.