O que seria considerado uma atitude preconceituosa?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A pessoa preconceituosa é aquela que emite um julgamento antes de conhecer algo ou alguém. Por causa disso, esse julgamento tende a ser desprovido de fundamento, critério ou racionalidade. Geralmente, o preconceito está associado à discriminação e à intolerância em relação às diferenças que existem no mundo.

Dessa forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.

Que ou quem tem muitos preconceitos ou age baseado em preconceitos. Plural: preconceituosos |ó|.

Relaciona-se à aversão que se demonstra a pessoas de outras culturas, hábitos e condutas. Podemos citar como exemplo a xenofobia, preconceito contra estrangeiros. É a intolerância que indivíduos de uma certa religião desenvolvem em relação a outros que não pregam os mesmos valores.

O preconceito existe desde que o homem começou a deduzir e supor o que o outro poderia ser e fazer. Outra forma de ver a origem seria o medo do diferente, medo do desconhecido. Quando nos deparamos com algo não familiar tendemos a admirar ou a repudiar. O preconceito vem da repudia do desconhecido.

O preconceito é a discriminação silenciosa e sorrateira que o indivíduo pode ter em relação à linguagem do outro, é um não-gostar, um achar feio ou errado um uso (ou uma língua), sem a discussão do contrário, daquilo que poderia configurar o que viesse a ser o bonito ou correto.

O preconceito existe desde a idade medieval, onde viviam os bárbaros, como estes não eram de origem grega ou romana, eram escravizados e por isso não eram considerados humanos.

Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.

O preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos.

São diversas as faces do preconceito: questões de gênero, misoginia, xenofobia, entre outras. Para falar sobre racismo, xenofobia, capacitismo e outros tipos de preconceito, o programa liderado por Leandro Karnal traz diferentes personalidades que já foram alvos de ações discriminatórias.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.